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Abstract(s)
Com a queda do muro de Berlim e o desmoronar do bloco soviético, a expectativa
era a de um grande período de paz mundial, ao contrário do expectável surgiu uma época
de instabilidade internacional, caracterizada pelo emergir, a nível global, de novos actores
e o desenvolvimento de ameaças difusas com alcance e capacidades até à data
desconhecidas.
O actual contexto das ameaças e de segurança, obriga a que os Estados e as
organizações internacionais, sentindo-se ameaçadas, desenvolvam políticas de segurança e
defesa cooperativa no sentido de estabelecerem novas alianças e estratégias geopolíticas.
O novo ambiente conflitual, motiva a preparação e participação de forças armadas
(FFAA) na prevenção e gestão de crises. Esta participção revela-se fulcral atendendo ao
número de vezes em que tem sido empregues em teatros operacionais longínquos e
imprevisíveis. Com estas acções as FFAA assumem cada vez mais um papel preponderante
na defesa da credibilização da política externa dos Estados.
Podemos dizer que neste contexto os Estados não podem ficar indiferentes e esta
realidade. Portugal, tal como outros Estados tem enviado forças para as mais variadas
missões, de forma a demonstrar o seu empenho em cumprir as suas obrigações enquanto
membro das principais Organizações Internacionais. Este facto exige que as forças
empregues apresentem sempre um elevado grau de prontidão. No âmbito da utilização de
forças militares em palcos longínquos e recheados de incerteza é imperativo que essas
forças sejam projectáveis e flexíveis. Para que seja cumprido este desiderato é necessário a
existência de um vector de transporte estratégico.
Neste enquadramento, este trabalho tem como objectivo identificar analisar tipos de
necessidades de transporte estratégico para que a capacidade expedicionária portuguesa
deixe de ser um mito e passe a ser uma realidade. Abstract: With the belief that the fall of the Berlin Wall and the collapse of the Soviet Bloc
would lead to a considerable period of world peace, as opposed to the expected, a time of
international insecurity came, characterized by the existence of new worldwide players and
diffuse threats with dimensions and capacities hitherto unknown.
The current reality is guided by the fact that nations and international organizations
feel threatened and are, hereby, compelled to develop joint security policies and defensive
measures; establishing new geopolítical alliances and strategies.
In light of this new conflicting environment and due to their increasingly consistent
use in distant and unpredictable operational theaters, the preparation and participation of
the Armed Forces for the prevention and management of crises has proven to be crucial.
These military forces are progressively taking a leading role in the defense of the
credibility of the States’ foreign policy.
Within the above mentioned context, the States cannot remain indifferent to the
new realities. Portugal, as other States, has deployed forces in several missions as to
demonstrate its ability to meet the obligations required of a member of major International
Organizations. These actions have been widely recognized by the international community.
As for the use of military forces in distant scenarios, where uncertainty reigns, it is
imperative that these be deployable and flexible. In order to support this need, a strategic
means of transportation is mandatory.
Based on this framework, this paper aims to identify and analyze types of strategic
means of transportation so the Portuguese expeditionary capability is no longer considered
a myth but a reality.
Description
Keywords
Ameaça Defesa Estratégico Expedicionário Perigo Segurança Transporte
