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Desmaterialização dos Manuais Escolares: a influência do contexto socioeconómico no processo de transição digital. Estudo de Caso

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A presente investigação tem como tema principal a desmaterialização dos manuais escolares e a influência do contexto socioeconómico nessa transição. Este Estudo de Caso explora a integração da Escola Básica da Trafaria na 3ª fase do Projeto-Piloto Manuais Digitais, a decorrer durante o ano letivo 2022/2023 para os 2º e 3ºciclos. Esta nova abordagem é assumida como uma inovação educativa, considerando a interação entre a tecnologia e o contexto de aprendizagem. De natureza exploratória, tem como objetivos avaliar o processo de implementação e o impacto pedagógico do Projeto-Piloto Manuais Digitais, assim como analisar a influência do contexto socioeconómico no processo de desmaterialização. São ainda objetivos a identificação das desigualdades e dificuldades originadas pela implementação do Projeto e, por fim, a identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças associadas ao processo de desmaterialização. Tendo em conta os objetivos desta investigação, utilizou-se o Estudo de Caso como metodologia e utilizaram-se instrumentos de self-report de natureza mista (instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa), com os quais se procurou aceder às perspectivas dos alunos, professores e encarregados de educação da Escola Básica da Trafaria. Os resultados evidenciam que, embora o projeto seja viável e desempenhe um papel fundamental na modernização e otimização do processo educativo, existe uma correlação significativa entre o contexto socioeconómico dos alunos e a satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação em relação aos manuais digitais.
This research focuses on the dematerialization of school textbooks and the influence of socio-economic contexts on this transition. The case study examines the integration of Escola Básica da Trafaria in the third phase of the Digital Textbook Pilot Project, which occurred during the 2022/2023 school year for the second and third cycles. This innovative approach is considered an educational advancement, considering the interaction between technology and the learning environment. Primarily exploratory in nature, the objectives are to assess the implementation process and the pedagogical impact of the Digital Textbook Pilot Project. Additionally, it aims to analyze the influence of socio-economic contexts on the dematerialization process. Further objectives involve identifying inequalities and challenges arising from the project's implementation. Finally, it seeks to identify the strengths, weaknesses, opportunities, and threats associated with the dematerialization process. To achieve these research objectives, the case study methodology and mixed-method self-report instruments (both qualitative and quantitative) were utilized to gather perspectives from students, teachers, and guardians of Escola Básica da Trafaria. The results indicate that, while the project is viable and significantly contributes to modernizing and optimizing the educational process, there exists a notable correlation between students' socio-economic backgrounds and the satisfaction levels of students, teachers, and guardians regarding digital textbooks.

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Desmaterialização Manuais Escolares Educação Ensino Tecnologia

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