Browsing by Issue Date, starting with "2024-04-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Desmaterialização dos Manuais Escolares: a influência do contexto socioeconómico no processo de transição digital. Estudo de CasoPublication . Fernandes, Carolina DinisA presente investigação tem como tema principal a desmaterialização dos manuais escolares e a influência do contexto socioeconómico nessa transição. Este Estudo de Caso explora a integração da Escola Básica da Trafaria na 3ª fase do Projeto-Piloto Manuais Digitais, a decorrer durante o ano letivo 2022/2023 para os 2º e 3ºciclos. Esta nova abordagem é assumida como uma inovação educativa, considerando a interação entre a tecnologia e o contexto de aprendizagem. De natureza exploratória, tem como objetivos avaliar o processo de implementação e o impacto pedagógico do Projeto-Piloto Manuais Digitais, assim como analisar a influência do contexto socioeconómico no processo de desmaterialização. São ainda objetivos a identificação das desigualdades e dificuldades originadas pela implementação do Projeto e, por fim, a identificação das forças, das fraquezas, das oportunidades e das ameaças associadas ao processo de desmaterialização. Tendo em conta os objetivos desta investigação, utilizou-se o Estudo de Caso como metodologia e utilizaram-se instrumentos de self-report de natureza mista (instrumentos de natureza qualitativa e quantitativa), com os quais se procurou aceder às perspectivas dos alunos, professores e encarregados de educação da Escola Básica da Trafaria. Os resultados evidenciam que, embora o projeto seja viável e desempenhe um papel fundamental na modernização e otimização do processo educativo, existe uma correlação significativa entre o contexto socioeconómico dos alunos e a satisfação dos alunos, professores e encarregados de educação em relação aos manuais digitais.
- Desafios Demográficos: Prototipagem de uma Aplicação Integradora para Mitigar o Isolamento na População IdosaPublication . Rodrigues, José Inácio GonçalvesPouco tempo após ser atingido o número de oito mil milhões de pessoas a habitar o planeta Terra, pode-se afirmar que o aumento demográfico é um grande problema da atualidade a nível mundial. Juntando a isso o facto de a esperança média de vida estar a aumentar em virtude dos avanços da medicina e da melhoria nas condições de vida, verifica-se que um problema maior afeta a população mundial: o seu envelhecimento. A vida extremamente agitada e ocupada que a população ativa tem na atualidade, faz com que o tempo disponível para despender com pais, avós, outros familiares ou amigos com idade mais avançada seja muito reduzido. Esta realidade pôde ser confirmada durante os inquéritos efetuados durante o estudo, que contou com a participação de algumas dezenas de utentes de duas instituições. Assim, tendo como indicadores os valores obtidos durante o estudo, concluiu-se que existe um grande sentimento de isolamento por parte dos idosos. Esta investigação tem como resultado o desenvolvimento de um protótipo de uma aplicação, a ser implementada inicialmente a nível local com o apoio de uma Junta de Freguesia, que permita mitigar a sensação de isolamento e solidão que a população idosa possa sentir. Uma aplicação que possibilite o contacto de modo simples, com amigos e familiares, bem como a possibilidade de contactar diversos serviços, tais como o apoio social local, agentes de segurança (PSP ou GNR), serviços médicos e de enfermagem, serviços municipalizados, comércio local e a restauração local que possua serviço de entrega ao domicílio. Pretendeu-se com o desenvolvimento deste protótipo, criar uma ferramenta que pudesse tornar a vida dos idosos mais integrada na vida ativa da comunidade, facilitar o seu dia-a-dia e ainda diminuir a sensação de isolamento, facilitando o contacto com pessoas e serviços próximos da sua realidade.
- Estudo da micrometeorologia e comportamento do fogo em três tipos de floresta da Região centro de PortugalPublication . Neves, Ricardo Filipe de Jesus; Silva, Joaquim Manuel Sande daEste estudo tem como objetivo analisar o efeito da micrometeorologia no comportamento do fogo em três tipos de florestas adjacentes da Região centro de Portugal, respetivamente, pinheiro-bravo (Pb), eucalipto (Euc) e folhosas caducifólias (FOL). Foram amostrados um total de 20 pares de cada cobertura florestal (Pb/Euc; Pb/FOL; Euc/FOL), em zonas de rede secundária e em áreas de interface urbano-florestal. As recolhas de dados em campo foram processadas e utilizadas em softwares para determinar o comportamento do fogo e a probabilidade da ocorrência de fogo de copas. Os resultados demonstram, que povoamentos de Pb e Euc são mais suscetíveis à ocorrência de fogo de copas e a comportamentos do fogo mais intensos em comparação com as folhosas. Análises estatísticas comprovam a existência de diferenças significativas em quase todos os parâmetros avaliados para FOL entre Pb e Euc, reafirmando estudos anteriores que as florestas de folhosas estão associadas a um ambiente menos favorável à propagação do fogo e, por isso, é uma composição que representa menor perigosidade de incêndios. Este estudo, portanto, é mais uma tentativa de evidenciar sobre a necessidade urgente de ações que promovam a restauração florestal, e uso de espécies resilientes ao fogo em áreas de interface urbano-florestal em Portugal.
- Planeamento de produção e projeto paperLess na TridecPublication . Simões, Ricardo Alexandre Freire; Martinho, José Luis FerreiraO presente relatório foi elaborado no âmbito de um estágio curricular para conclusão de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra realizado na empresa Tridec.Com a globalização e numa indústria cada vez mais competitiva, as empresas, independentemente do ramo em que se inserem, sentem constantemente a necessidade de melhorar continuamente os seus processos produtivos, bem como a qualidade do serviço prestado. Nesse sentido, de modo a atingir objetivos claros de melhoria, o estágio incidiu sobre duas grandes vertentes. A primeira centrou-se no apoio ao departamento de planeamento e gestão da produção, sendo que o tempo dedicado a essa atividade dividiu-se entre apoiar as tarefas diárias do departamento e realizar uma série de análises com o objetivo de identificar possíveis melhorias de processo. A segunda grande vertente do estágio, incidiu sobre o Projeto Paperless, mais concretamente na redução do consumo do papel circulante no chão de fábrica. Num processo fabril tão extenso como o da Tridec, tornou-se importante reduzir a circulação de papel, não só pelo melhor funcionamento da operação fabril, e consequente melhor entendimento entre os diferentes postos de trabalho, mas também com o objetivo de mitigar o impacto ambiental provocado pelo consumo de papel em excesso.As atividades realizadas ao longo do estágio contribuíram para aperfeiçoar o processo de planeamento da Tridec, através da participação na gestão diária do departamento e das análises apresentadas. Essas análises auxiliaram a tomada de decisão relativamente a produção de peças especificas para stock e evidenciaram os efeitos positivos do MRP efetuar o planeamento aplicando os princípios de capacidade finita. Por fim, apresentaram-se e implementaram-se soluções para reduzir o papel circulante, o que além de permitir a empresa otimizar o fluxo de informação no chão de fábrica também permitiu reduzir em até 17,5% a impressão de papel.
- The Impact of AI on the Illustration and Design IndustriesPublication . Chekalina, Victoria; Howard, AndrewExploring whether AI is a threat or an opportunity for the illustration industry, this study examines the complex interplay between Artificial Intelligence (AI) and the illustration industry. In order to provide a multifaceted perspective on the role of AI in design and illustration, the study is based on a mixed research methodology that combines qualitative and quantitative analysis. The study assessed the multi-dimensional impact of AI on the industry through extensive literature reviews, case studies, expert interviews, social surveys and personal experiments. Both the opportunities and challenges presented by AI are highlighted as key findings. On the positive side, AI is enhancing creativity through new directions and innovative ideas, and greatly improving the efficiency of concept visualisation and automation of routine tasks. These advances are seen as potential catalysts for productivity growth and cost reduction. However, the potential for job losses and changes in skill requirements must be considered. The survey also reveals concerns: 44% of respondents fear possible negative consequences of AI adoption, such as job losses and changing skill requirements. At the same time, the study highlights the serious legal and ethical challenges associated with integrating AI. Issues related to intellectual property, the authorship of works created by AI, and the opaque nature of the learning processes of AI come to the fore. These findings are supported by interviews with industry professionals, such as illustrator Ula, who expresses concerns about workplace safety and the erosion of creative authenticity thanks to AI, and points to the need for strong policies focused on ethics, intellectual property and transparency in the development and use of AI. With automation already affecting the structure of the labour market, creating new jobs while others become obsolete, the socio-economic implications of integrating AI into the design and illustration industry are enormous. Highlighting the complex and unpredictable trajectory of these changes, the research identifies the current trend of job substitution in favour of AI in certain sectors.The conclusion underlines the need for well-designed, dynamic policies that strike a balance between the benefits of AI and the interests of the professions and industry standards. Legislators are encouraged to have an inclusive approach through the involvement of a wide range of stakeholders, including artists, designers, technology developers, lawyers and policy makers. The aim is to enable innovation and progress in the creative industries without compromising ethical standards and the value of human creativity, and to establish fair, effective and adaptable policies that evolve with AI technology.