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Abstract(s)
SĂŁo vĂĄrios os desafios aduzidos a uma Escola que se pretende inclusiva da individualidade dos alunos e responda ao paradigma atual de inclusĂŁo. Neste contexto, consideramos relevante a abordagem do processo ensino-aprendizagem em crianças com Necessidades Educativas Especiais, procurando respostas convincentes que tenham em consideração as suas especificidades. Revista a literatura, verificĂĄmos, em diversos estudos, a eficĂĄcia da implementação do mĂ©todo de tutoria de pares nas aprendizagens, nomeadamente na leitura. ProcurĂĄmos, entĂŁo, no presente trabalho, estudar a sua aplicabilidade e eficiĂȘncia, em particular ao nĂvel da paralisia cerebral. Foi realizada uma intervenção de tutoria de pares no Ăąmbito das competĂȘncias de leitura junto de uma aluna com paralisia cerebral, a frequentar o 5Âș ano de escolaridade, tendo sido feita uma avaliação das dimensĂ”es estudadas no programa implementado.
Os resultados obtidos sĂŁo indicativos de uma evolução positiva da aluna ao nĂvel da fluĂȘncia e da compreensĂŁo da leitura, afigurando-se a tutoria de pares como uma estratĂ©gia com particular relevĂąncia em termos pedagĂłgicos e educativos, tambĂ©m em casos de crianças com paralisia cerebral.
Description
Keywords
Paralisia Cerebral Tutoria de Pares CompetĂȘncias de Leitura