Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto dos conteúdos partilhados no Instagram para alteração do comportamento alimentar do consumidor português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
joao_lourenco.pdf3.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação procura determinar se a atividade existente no Instagram influencia a decisão do consumidor português no que diz respeito aos seus hábitos alimentares. Mais especificamente, a questão principal para a qual o estudo está direcionado é: Qual o impacto dos conteúdos partilhados no Instagram para a alteração do comportamento alimentar do consumidor português? A revisão da literatura permitiu desenvolver a fundamentação teórica sustentada na questão objetiva da investigação, sobre os temas: Redes Sociais, Instagram e Comportamento alimentar. A componente empírica enquadrou-se no paradigma positivista com recurso a inquérito por questionário, de aplicação online e preenchimento não assistido. Através dos resultados obtidos, o investigador refere que os fatores como o sexo, estado civil e o nível de escolaridade se apresentam como indicadores que influenciam a atitude utilizador do Instagram face aos seus comportamentos enquanto consumidor, nomeadamente, a produtos alimentares. As principais limitações apresentadas pelo investigador remetem para a escassez de informação, nomeadamente fontes literárias, que permitissem oferecer à investigação uma maior sustentabilidade científica. No caso de futuras investigações, o investigador sugere a realização de um focus group com o objetivo de apurarem opiniões diferentes acerca da temática em questão, de modo a aprofundar e identificar mais pormenorizadamente as características de cada inquirido.

Description

Keywords

Consumo Comportamento do consumidor Redes sociais Comportamento alimentar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License