Publication
Eu ensino-te, tu explicas-me, nós aprendemos: Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Paramés, Ana | |
dc.contributor.author | Pereira, Carla | |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T22:25:06Z | |
dc.date.available | 2025-01-07T22:25:06Z | |
dc.date.issued | 2024-10-29 | |
dc.date.submitted | 2024-08-31 | |
dc.description.abstract | O presente estudo, elaborado no âmbito de estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alicerçase na aplicação da aprendizagem cooperativa como uma metodologia ativa de pedagogia diferenciada, inovadora, atrativa e inclusiva, que contribui para a motivação de aprendizagens significativas e para a aquisição de competências sociais, conhecimentos e atitudes várias, sustentadas na partilha, colaboração e cooperação, indispensáveis para a formação pessoal, social, emocional e coletiva dos alunos, com um potencial necessário para mudar as práticas pedagógicas no Ensino Básico. A investigação incide na compreensão do contributo da aprendizagem cooperativa, através da implementação de atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais numa turma do 1.º Ciclo, comparando duas metodologias diferentes: sem a intervenção da aprendizagem cooperativa e após a aplicação da aprendizagem cooperativa. O estudo possui características de investigação-ação, de natureza qualitativa, centra-se numa turma de 3.º ano de escolaridade e utiliza-se instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, conversas informais, recolha documental, protocolo dos alunos e entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos evidenciam significativas melhorias no desenvolvimento de competências socias dos alunos participantes no estudo, assim como no processo de ensino-aprendizagem, observáveis no aumento do rendimento escolar. Os participantes não só reconheceram os benefícios da dinâmica do trabalho cooperativo, como revelaram ter adquirido consciência da importância do seu desempenho individual como um contributo para o sucesso do grupo e para a valorização das relações interpessoais. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study, carried out within the scope of a curricular internship to obtain a master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, is based on the application of Cooperative Learning as an active methodology of differentiated, innovative, attractive and inclusive pedagogy, contributing to the motivation of meaningful learning and the acquisition of social skills, knowledge and various attitudes, based on sharing, collaboration and cooperation, indispensable for the personal, social, emotional and collective formation of students, with the necessary potential to change pedagogical practices in Basic Education. The research focuses on investigating the contribution of cooperative learning through the implementation of cooperative activities in the development of social skills in a 1st Cycle class, comparing two different methodologies, without intervention with the traditional methodology and after intervention with the cooperative methodology. The study has the characteristics of action research, is qualitative in nature, focuses on a 3rd grade class and uses observation, a logbook, informal conversations, document collection, a student protocol and semi-structured interviews as data collection tools. The results obtained show significant improvements in the development of social skills of the students participating in the study, as well as in the teaching-learning process, observable in the increase in academic performance. The participants not only recognized the benefits of the dynamics of cooperative work, but also revealed that they had become aware of the importance of their individual performance as a contribution to the success of the group and to the appreciation of interpersonal relationships. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203785460 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53594 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Cooperativa, Atividades Cooperativas, Competências Sociais, Rendimento Escolar, 1.º Ciclo - Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Cooperative Learning, Cooperative Activities, Social Skills, School Performance, 1st Cycle - Primary School | pt_PT |
dc.title | Eu ensino-te, tu explicas-me, nós aprendemos: Contributo das atividades cooperativas no desenvolvimento de competências sociais dos alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências |