Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ensino do português como segunda língua

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CELIA_GALVAO.pdf1.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos.

Description

Keywords

Ensino de Línguas Ensino de Uma Segunda Língua Língua Portuguesa Ensino Básico 1º Ciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue