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Word of mouth no sector dos vinhos: um modelo explicativo

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSanto, Pedro Manuel Espírito
dc.contributor.authorCaldas, Fábio Miguel dos Santos
dc.date.accessioned2022-01-12T16:52:15Z
dc.date.available2022-01-12T16:52:15Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.description.abstractNuma altura em que se procura diversificar a oferta turística em Portugal, tentado proporcionar alternativas de valor ao típico turismo de sol e mar, aproveitando todos os recursos do país, o enoturismo surge como uma aposta firme. Falamos de um produto que está bem presente no mercado internacional, com altos níveis de reconhecimento e projeção , capaz de ser um catalisador importante tanto de turistas, como de investimento estrangeiro. Uma das formas eficazes de atingir os objetivos de marketing e comunicação, é através do word-of-mouth (WoM). Os consumidores dão mais valor quando a recomendação vem de alguém que eles respeitem e lhes atribuem conhecimento na área, portanto é natural que as marcas cada vez mais procurem este tipo de ações, que potenciem o WoM. Este trabalho visa analisar dois possíveis veículos para atingir uma maior taxa de WoM no setor vinícola: a credibilidade e prestígio de uma marca e o conhecimento subjetivo e envolvimento do consumidor com o setor. Neste âmbito, foi realizado um estudo empírico, tendo por base dados recolhidos através de um questionário online. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, através da modelação de equações estruturais,usando o software SMARTPLS, aplicada a uma amostra de 207 indivíduos consumidores de vinho. Os resultados obtidos confirmam o impacto positivo tanto dos elementos de credibilidade e prestígio da marca, como do conhecimento subjetivo do consumidor na ligação desta à marca e, consequentemente, no WoM.pt_PT
dc.identifier.tid202857824
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38797
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnoturismo,pt_PT
dc.subjectWord-of- mouth,pt_PT
dc.subjectCredibilidade da marca,pt_PT
dc.subjectPrestígio da marca,pt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.titleWord of mouth no sector dos vinhos: um modelo explicativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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