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- Seminário de "Defesa Nacional" [III]Publication . Solana, Javier; Gaub, Florence; Gaspar, Carlos; Tardy, Thierry; Leonard, Mark; Monjardino, Miguel; Marahrens, SönkeSeminário realizado a 29 de Novembro de 2021. Na sessão de abertura foram intervenientes Helena Carreiras, Diretora do Instituto de Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional. Discurso de abertura proferido por Javier Solana, Antigo Alto Representante da União para a Política externa e de Segurança. Moderador do Painel 1 : : Lara Martinho, Deputada do Parlamento, Comissão Parlamentar da Defesa Nacional, Assembleia da República. Moderador do Painel 2 : Patrícia Daehnhardt, Assessora, Instituto de Defesa Nacional.
- O papel dos influenciadores digitais no envolvimento dos clientes e na intenção de compra da marcaPublication . Marques, Mariana Pereira; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaÉ indiscutível o impacto da Internet na vida dos consumidores. A rede que inicialmente permite fazer pesquisas está em constante evolução , permitindo que as pessoas consigam satisfazer certas necessidades recorrendo ao meio digital, como fazer compras, criar e consumir e avaliar outras pessoas e produtos. Com esta oferta surgiu a necessidade de os consumidores obterem cada vez mais informações e opiniões sobre produtos e marcas. Para suprimir esta necessidade muitas empresas têm optado pelo marketing de influência, através de influencers, de modo o pensamento do consumidor no sentido de aumentar o valor da marca e a intenção de compra dos seus produtos.Este estudo pretende compreender qual o papel destes influencers no envolvimento dos clientes e na intenção de compra da marca. Para tal, foi realizado um inquérito a 122 participantes, de forma a apurar se os influenciadores digitais impactam a opinião dos consumidores e os motivam a identificar-se com uma certa marca e a comprar da mesma. Os resultados obtidos permitiram confirmar todas as hipóteses proposta,provando que credibilidade do influenciador aumenta a influência percebida e a intenção de compra da marca, bem como o E-WOM e o envolvimento com a marca geram maior valor sobre a mesma. Em suma, foi possível concluir que os influenciadores digitais têm um papel positivo no envolvimento dos clientes com a marca e na sua intenção de compra da mesma.
- Word of mouth no sector dos vinhos: um modelo explicativoPublication . Caldas, Fábio Miguel dos Santos; Santo, Pedro Manuel EspíritoNuma altura em que se procura diversificar a oferta turística em Portugal, tentado proporcionar alternativas de valor ao típico turismo de sol e mar, aproveitando todos os recursos do país, o enoturismo surge como uma aposta firme. Falamos de um produto que está bem presente no mercado internacional, com altos níveis de reconhecimento e projeção , capaz de ser um catalisador importante tanto de turistas, como de investimento estrangeiro. Uma das formas eficazes de atingir os objetivos de marketing e comunicação, é através do word-of-mouth (WoM). Os consumidores dão mais valor quando a recomendação vem de alguém que eles respeitem e lhes atribuem conhecimento na área, portanto é natural que as marcas cada vez mais procurem este tipo de ações, que potenciem o WoM. Este trabalho visa analisar dois possíveis veículos para atingir uma maior taxa de WoM no setor vinícola: a credibilidade e prestígio de uma marca e o conhecimento subjetivo e envolvimento do consumidor com o setor. Neste âmbito, foi realizado um estudo empírico, tendo por base dados recolhidos através de um questionário online. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, através da modelação de equações estruturais,usando o software SMARTPLS, aplicada a uma amostra de 207 indivíduos consumidores de vinho. Os resultados obtidos confirmam o impacto positivo tanto dos elementos de credibilidade e prestígio da marca, como do conhecimento subjetivo do consumidor na ligação desta à marca e, consequentemente, no WoM.
- A influência do WOM gerado sobre destinos turísticos em plataformas digitais na intenção de visitar esses destinosPublication . Sousa, João Pedro Gonçalves; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaÉ inegável o crescimento das plataformas digitais a nível global. Este crescimento inclui, naturalmente, as plataformas dedicadas ao turismo. Com a informação a correr distâncias cada vez maiores em períodos de tempo cada vez mais curtos e com os viajantes cada vez mais a procurar informar-se antes de tomar qualquer decisão respeitante a destinos turísticos, torna-se crucial para as agências,empresas e entidades em geral ligadas ao turismo entender qual a influência dos comentários e avaliações online na intenção de visita aos destinos turísticos. Para tal, foi realizado um inquérito a 270 participantes, de forma a procurar a relação entre o que estes leram na internet sobre um destino que tenham visitado ou planeado visitar e a decisão de visitar esse mesmo destino. Os resultados permitiram-nos concluir que existe, efetivamente, uma relação entre as avaliações encontradas nas plataformas digitais e a imagem que os inquiridos construiram desses destinos e que a imagem e a confiança dos leitores nos destinos têm impacto na intenção dos inquiridos os visitarem. Isto abre portas a uma discussão sobre de que forma as organizações de marketing dos destinos turísticos devem incentivar, monitorizar e gerir as avaliações geradas acerca de si próprias pelos seus clientes, de forma a moldar a imagem que pretendem que os viajantes tenham de si e angariar novos clientes
- Enterite Linfoplasmocítica em equinos: Estudo de um caso clínicoPublication . Oliveira, Luís Nuno Moreirão Cerca Monteiro; Crespo, Ana Inês RebeloA enterite linfoplasmocítica é uma causa pouco frequente da doença inflamatória intestinal, em equinos. A inflamação da mucosa ocorre através de uma infiltração por células inflamatórias prejudicando os processos de absorção e digestão, resultando na perda crónica de peso, dor abdominal recorrente e hipoproteinémia. Esta dissertação de mestrado aborda um caso clínico de um equino de 25 anos de idade com enterite linfoplasmocitíca que originou caquexia severa e episódios recorrentes de cólica, com duração superior a um ano. Foram realizados exames complementares de diagnóstico, incluído ecografia abdominal e retal, abdominocentese e análise sanguínea, dentro das possibilidades económicas e expectativas do proprietário. São ainda abordados quais os exames complementares de diagnóstico que se deveriam ter realizado para um diagnóstico definitivo. Inicialmente e num curto espaço de tempo, observou-se uma resposta positiva ao tratamento farmacológico e à dieta fornecida ao animal. Contudo o reaparecimento de cólica recorrente determinou a eutanásia do animal. Durante a necropsia observou-se que 80% do intestino delgado estava espessado, tendo-se retirado uma amostra e enviado para análise histopatológica que revelou um diagnóstico de enterite linfoplasmocítica.
- Cochlear implant hearing rehabilitation in elderly patientsPublication . Andrade, Susana; Martins, Jorge HumbertoObjectives: This study aimed to evaluate the benefits of cochlear implant in adults with more than 65 years of age at time of surgery compared with those obtained by adults implanted at younger ages. The author also intended to evaluate the impact of cochlear implantation in the quality of life of older patients. Results: Outcomes of verbal discrimination performance in elderly cochlear implant users were generally lower than those obtained by the remaining adult population, with a statistical difference in 7 of 11 tests used in the study. The results obtained at the questionnaires answered by the elderly group revealed a significant reduction of hearing handicap after cochlear implantation. Conclusions: Age alone should not be a contraindication for hearing rehabilitation by cochlear implant. Despite producing a lower performance compared to that achieved by younger patients, cochlear implant in the elderly provides a significant improvement in quality of life.
- A Importância da Capacitação do Capital Humano nas Futuras Autarquias Locais AngolanaPublication . Rodrigues, Bernardette; Reis, FelipaO presente trabalho visa analisar o impacto da formação no que se refere as competências para o exercício da função, e no desenvolvimento das autarquias locais em Angola, tendo em conta a maximização do capital humano, no contexto organizacional, visando atingir metas traçadas pelas mesmas. Porém a formação continua deve ser vista como um instrumento primordial para o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da função, visando cumprir as exigências associadas à administração pública de forma a ajustar a função as responsabilidades de gestão. Com o presente trabalho vai se abordar a formação profissional no que concerne às autarquias que serão implementadas em Angola, tendo em conta o processo de descentralização autárquica, que se iniciou em 2010, com a redação da nova constituição da República, e que dura até aos dias de hoje. Para a execução do estudo recorreu-se a metodologia qualitativa, aplicando-se, para este efeito, uma entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 5 formandos, todos a trabalhar na administração pública (1 administrador municipal e os restantes funcionários da administração pública local). Os resultados demonstraram que existe uma grande motivação para a formação, sendo este uma mais-valia para o desenvolvimento de competências e a melhoria de desempenho de todos os quadros apesar de, o principal foco das formações serem quadros administrativos superiores, não existindo uma real atenção para todas as necessidades de formação, nomeadamente, em todos os níveis hierárquicos. Conclui-se que a formação profissional continua deve ser vista como um instrumento primordial para o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da função, visando suprir as deficiências detetadas pelas diferentes administrações de forma a ajustar a função as responsabilidades de gestão.
- Educar para as EmoçõesPublication . Raimundo, Jéssica; Almeida, Ana PatriciaO presente Relatório Final de Mestrado apresenta o projeto desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Relatório Final, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC Lisboa). O projeto “EDUCAR PARA AS EMOÇÕES” foi desenvolvido e aplicado numa turma de alunos do 2.º ano, do 1.º ciclo do ensino básico. Um dos objetivos deste estudo, foi desenvolver uma ação pedagógica, enquadrada na área da educação para a cidadania e da formação pessoal e social, que levasse estes alunos a desenvolver competências de identificação e de compreensão das emoções, de empatia e, diminuir a existência de certas formas de atuação dos alunos que perturbam as aulas e a aprendizagem dos mesmos. Para que os professores possam ajudar os alunos nesta tarefa da educação e gestão das emoções, também eles necessitam de formação e apoio para serem capazes de o fazer. No sentido de concretizar estes objetivos foi desenhado e implementado um projeto de intervenção, no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foram desenvolvidas atividades com vista à exploração de comportamentos, de emoções e procurando soluções para certos comportamentos, que os alunos tinham em sala e, em contexto de recreio.
- Melhoria contínua com o WMS : WEG Manufacturing SystemPublication . Silva, Ivo Fernando Neto Coelho da; Martinho, José Luís Ferreira; Raposo, Jorge Rafael NogueiraNas últimas décadas o interesse das organizações em tornarem-se mais competitivas através da adoção de metodologias amplamente estudadas, como o lean manufacturing e o World Class Manufaturing (WCM), tem vindo a aumentar. A implementação bem-sucedida destas metodologias, e um correto uso das ferramentas disponíveis, traz consigo melhorias ao nível da qualidade, produtividade, segurança e redução de custos, ao permitir identificar e eliminar as perdas e desperdícios. O presente relatório descreve as atividades realizadas pelo autor na WEGeuro – Indústria Elétrica S.A., uma empresa dedicada à produção de motores elétricos, entre dezembro de 2020 e julho de 2021, sobre a alçada do Departamento de Processos Industriais e Melhoria Contínua. O objetivo do estágio centrou-se no auxílio da implementação da metodologia WCM, que foi adaptada pela WEG Brasil e recentemente adotada nas filiais portuguesas sobre o nome WEG Manufacturing System (WMS). As atividades realizadas incidiram sobre os projetos Cost-Deployment (CD), onde a sua função seria a de integrar equipas de trabalho cujos líderes fossem facilitadores de secção, de modo a auxiliar no levantamento, tratamento, análise de dados assim como a implementação de melhorias. Foram também realizadas atividades usando a ferramenta 5S, onde o autor ficou encarregue de realizar os mapas de fontes de contaminação e cronogramas de limpeza da secção da bobinagem de média e alta tensão. Outras atividades incluíram a execução de desenhos em software, auditorias dos projetos WMS 2020 e reuniões de gestão de rotina, criação de ficheiros Excel automatizados e a realização de propostas de aquisição de equipamentos. Com a realização destes pontos foi possível contribuir para a maior proatividade da realização das atividades, auferindo uma visão externa sobre os problemas em mãos, e, deste modo, permitindo alcançar a generalidade dos objetivos delineados com bons resultados.
- Implicações do ambiente educativo na autonomia das crianças em Contextos de Jardim-de-Infância e em 1ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro Correia Figueiredo, Catarina; Farinho, Paula