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Abstract(s)
Numa altura em que se procura diversificar a oferta turística em Portugal, tentado proporcionar alternativas de valor ao típico turismo de sol e mar, aproveitando todos os recursos do país, o enoturismo surge como uma aposta firme. Falamos de um produto que está bem presente no mercado internacional, com altos níveis de reconhecimento e projeção , capaz de ser um catalisador importante tanto de turistas, como de investimento estrangeiro. Uma das formas eficazes de atingir os objetivos de marketing e comunicação, é através do word-of-mouth (WoM). Os consumidores dão mais valor quando a recomendação vem de alguém que eles respeitem e lhes atribuem conhecimento na área, portanto é natural que as marcas cada vez mais procurem este tipo de ações, que potenciem o WoM. Este trabalho visa analisar dois possíveis veículos para atingir uma maior taxa de WoM no setor vinícola: a credibilidade e prestígio de uma marca e o conhecimento subjetivo e envolvimento do consumidor com o setor. Neste âmbito, foi realizado um estudo empírico, tendo por base dados recolhidos através de um questionário online. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, através da modelação de equações estruturais,usando o software SMARTPLS, aplicada a uma amostra de 207 indivíduos consumidores de vinho. Os resultados obtidos confirmam o impacto positivo tanto dos elementos de credibilidade e prestígio da marca, como do conhecimento subjetivo do consumidor na ligação desta à marca e, consequentemente, no WoM.
Description
Keywords
Enoturismo, Word-of- mouth, Credibilidade da marca, Prestígio da marca, Envolvimento