Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
839.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este estudo aborda a interação entre o Perturbação de Ansiedade Generalizada, (PAG) e a Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI), com o objetivo de investigar como estas afetam os alunos e quais as estratégias que os educadores utilizam para lidar com esses desafios. Importa referir que esta pesquisa apresenta relevância global uma vez que a ansiedade generalizada é comum e pode prejudicar o desempenho acadêmico e a participação social dos alunos com PDI. Além disso, a PDI apresenta desafios específicos de aprendizado e desenvolvimento de habilidades sociais. Nestes casos, ambas as condições podem se intensificar quando ocorrem em conjunto, de modo que entender as complexas interações entre a PAG e PDI é importante para a implementação de estratégias eficazes para auxiliar as pessoas com esta problemática. A identificação precoce, o suporte adequado e as orientações são essenciais para promover o bem-estar emocional e o sucesso acadêmico desses alunos. Os resultados do estudo de caso revelaram os desafios específicos enfrentados por uma aluna identificada com essas perturbações. Clarificou-se que a ansiedade excessiva interfere no desempenho acadêmico e na interação social, enquanto o PDI apresenta obstáculos no aprendizado. Este estudo está fundamentado em uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, importante para compreender todas as nuances do estudo de caso proposto e visa fornecer informações avançadas para orientar educadores e profissionais da educação especial na melhoria das práticas educativas e na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades.
Description
Keywords
Perturbação de Ansiedade Generalizada Perturbação do Desenvolvimento Intelectual Educação Especial Estudo de caso