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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No mercado de trabalho actual, a retenção de colaboradores constitui um factor de
sucesso de qualquer organização competitiva. Compreender o processo que leva
colaboradores a querer abandonar as organizações constitui uma questão relevante
a que se atende neste estudo. Propõe-se que a intenção de turnover resulta de um
processo mediado pela percepção de suporte organizacional e implicação afectiva e
predito pela satisfação com as práticas de gestão de recursos humanos e orientações
internas da responsabilidade social. Recorrendo a métodos de análise
confirmatória, validou-se um modelo que suporta esta assumpção junto de uma
amostra de 152 colaboradores. As conclusões do estudo apontam para a relevância
da qualidade das práticas da gestão de recursos humanos e das orientações internas
de responsabilidade social para a gestão deste indicador. Estas práticas e
orientações fomentam o suporte percebido, reforçando o laço afectivo do
colaborador com a organização, o que consequentemente reduz a intenção de
abandono.
Description
Keywords
Colaboradores intenções de turnover percepção de suporte organizacional responsabilidade social das organizações