Repository logo
 
Publication

A responsabilidade social empresarial como motor na transição para frotas elétricas em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalomão, Miriam
dc.contributor.authorCosta, Rita Alexandra Oliveira
dc.date.accessioned2024-08-06T13:37:52Z
dc.date.available2024-08-06T13:37:52Z
dc.date.issued2024-07-18
dc.description.abstractEsta dissertação investiga as motivações das empresas portuguesas em adotar frotas elétricas, com foco particular na RSE, representando um estudo pioneiro em Portugal nesta área. De forma a alcançar o objetivo proposto, o estudo recorre a uma abordagem qualitativa utilizando oito entrevistas semiestruturadas com colaboradores de empresas que estão a efetuar a transição para frotas elétricas. Os resultados desta pesquisa revelam que as motivações das empresas se dividem em intrínsecas, como o compromisso ético e a sustentabilidade, e extrínsecas, destacando a pressão regulatória e os incentivos financeiros. Para além disso, o estudo examinou de que forma as diferentes dimensões da RSE influenciam a transição. Concluiu-se assim que as várias dimensões influenciam, a diferentes níveis, a transição para frotas elétricas, sendo relevante destacar as dimensões económica e ambiental como principais influentes. O estudo contribui para a literatura, oferecendo uma base empírica para investigações futuras de uma área ainda pouco explorada, e para o mercado através de recomendações práticas para empresas que estão a fazer ou tencionam iniciar a transição.pt_PT
dc.identifier.tid203671759pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51517
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_PT
dc.subjectFrotas elétricaspt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectImagem empresarialpt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.titleA responsabilidade social empresarial como motor na transição para frotas elétricas em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
rita_costa.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: