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Abstract(s)
Esta dissertação investiga as motivações das empresas portuguesas em adotar frotas elétricas, com foco particular na RSE, representando um estudo pioneiro em Portugal nesta área. De forma a alcançar o objetivo proposto, o estudo recorre a uma abordagem qualitativa utilizando oito entrevistas semiestruturadas com colaboradores de empresas que estão a efetuar a transição para frotas elétricas.
Os resultados desta pesquisa revelam que as motivações das empresas se dividem em intrínsecas, como o compromisso ético e a sustentabilidade, e extrínsecas, destacando a pressão regulatória e os incentivos financeiros. Para além disso, o estudo examinou de que forma as diferentes dimensões da RSE influenciam a transição. Concluiu-se assim que as várias dimensões influenciam, a diferentes níveis, a transição para frotas elétricas, sendo relevante destacar as dimensões económica e ambiental como principais influentes.
O estudo contribui para a literatura, oferecendo uma base empírica para investigações futuras de uma área ainda pouco explorada, e para o mercado através de recomendações práticas para empresas que estão a fazer ou tencionam iniciar a transição.
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Keywords
Responsabilidade social empresarial Frotas elétricas Motivações Comunicação Imagem empresarial Vantagem competitiva
