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Influência da comunicação digital no exercício do direito de voto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Nino
dc.contributor.authorPinto, Maria de Fátima de Sousa Brito Coelho
dc.date.accessioned2024-08-09T13:30:55Z
dc.date.available2024-08-09T13:30:55Z
dc.date.issued2024-07-23
dc.description.abstractEste estudo investiga e tenta alcançar a compreensão da influência da comunicação digital na decisão do exercício do direito de voto, junto dos eleitores, entre os 18 e 34 anos, nas eleições legislativas de 2024. Nos últimos anos, a abstenção eleitoral tem sido uma preocupação em Portugal, especialmente entre os eleitores mais jovens, que mostram menos interesse pela participação política, na sua forma mais tradicional. Este fenómeno pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo o descontentamento com o sistema político e a falta de identificação com os partidos políticos. A revisão da literatura revela que o marketing político evoluiu significativamente, adaptando-se às novas tecnologias e preferências dos eleitores. O novo conceito de marketing político emergiu, o marketing político digital, com o uso de plataformas digitais a ocuparem a centralidade da cena política. São, agora, uma ferramenta crucial para envolver os eleitores, em especial os mais jovens, que são mais propensos a consumir informações políticas online e a participar de discussões políticas nas redes sociais. Estratégias eficazes de marketing político devem, portanto, considerar a integração destas plataformas para alcançar e influenciar este segmento. O estudo visa identificar as plataformas digitais mais utilizadas para obtenção de informações políticas, avaliar a credibilidade percebida dessas informações, compreender o papel da comunicação política digital no envolvimento político dos jovens e analisar como essa comunicação influencia as decisões de participação nos atos eleitorais. Utilizando uma abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de um questionário online distribuído online e, alcançando uma amostra de 199 respondentes. Os dados foram analisados com o auxílio do software JAMOVI, aplicando técnicas estatísticas descritivas para fornecer uma visão geral dos padrões de respostas dos participantes. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação digital é um fator determinante na participação política entre os eleitores das faixas etárias em estudo. Especificamente, constatou-se que a frequência de uso das plataformas digitais e a credibilidade percebida das informações políticas influenciam significativamente as decisões de participação. Considera-se que este estudo fornece insights valiosos para o desenvolvimento de campanhas políticas digitais mais eficazes e contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas eleitorais modernas. As conclusões destacam a importância de estratégias de comunicação digital bem estruturadas de forma a aumentar a participação eleitoral entre os jovens eleitores, nomeadamente entre os 18 e 34 anos, enfatizando a necessidade de adaptar os métodos de campanha tradicionais às novas realidades digitais.pt_PT
dc.identifier.tid203669681pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51660
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbstençãopt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectMarketing político digitalpt_PT
dc.subjectParticipação eleitoralpt_PT
dc.subjectPolíticapt_PT
dc.titleInfluência da comunicação digital no exercício do direito de votopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digital (regime de ensino a distância)pt_PT

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