Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

ESTRATÉGIA DE MARKETING RELACIONAL NO FRANCHISING – UMA ABORDAGEM NO SETOR DA GESTÃO DE CONDOMINIOS EM PORTUGAL

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EMRF_2016.pdf519.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Marketing Relacional enquanto novo paradigma de Marketing, tem explicado em grande parte o sucesso de vários sectores de actividade e tem permitido apontar para estratégias que incrementam a cadeia de valor. No presente trabalho, com base nos fundamentos teóricos do Marketing Relacional abordamos a temática do Franchising, tendo como campo de investigação o sector da gestão de condomínios em Portugal. Após a caracterização desse sector foi elaborado um modelo de hipóteses com o objetivo de confirmar que a aplicação de conceitos de marketing relacional no sector em causa permitiriam a criação de valor acrescido para o negócio. Após a aplicação de modelos estatísticos (equações estruturais) adequados à análise pretendida, concluimos que a componente relacional assume grande importância no franchising, levando à criação de grupos heterogéneos com franqueados e clientes, que são no entanto homogêneos dentro de si na forma como se identificam com as variáveis relacionais estudadas.

Description

Keywords

Franchising Marketing relacional Clusters de Franchisados e Clientes

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License