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  • PERFORMANCE DA ÁREA DAS VENDAS: A COMUNICAÇÃO E A ORIENTAÇÃO AO VALOR COMO VARIÁVEIS DETERMINANTES
    Publication . Frade, Rui; Ramos, Casimiro; Espirito Santo, Pedro
    As empresas têm atualmente dificuldade em conseguir captar mais clientes. Hoje em dia, a função de vendas é mais exigente que anteriormente, dada a facilidade com que a concorrência apresenta preços e outras caraterísticas de competição empresarial de difícil gestão. Assim, as empresas ávidas de aumentar as suas vendas necessitam de identificar os determinantes da performance da sua função de vendas. Neste sentido, este estudo procura apresentar e testar um modelo com dados recolhidos através de questionário, de uma amostra de 231 profissionais de vendas. Este estudo de carácter transversal, apresentou como variáveis que determinam a performance da área das vendas, a comunicação interna e a orientação ao valor. Deste modo, o presente trabalho apresenta contributos para a gestão empresarial, tendo também obtido relevantes avanços a nível científico.
  • A PERFORMANCE DE EXPORTAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PORTUGUESA
    Publication . Frade, Rui; Vieira, Jorge
    O contexto específico da indústria farmacêutica representa um elevado desafio para a internacionalização das empresas portuguesas, dada a sua reduzida dimensão, carências es truturais do setor e reduzida representatividade no cenário mundial. A balança comercial de medicamentos é fortemente negativa e bastante desequilibrada, denotando a elevada de pendência do nosso país em alguns recursos, em particular matérias-primas e inovação, num setor estratégico em que a expansão internacional se tornou num imperativo de sobrevivên cia. Com base neste enquadramento e atendendo à importância de adquirir conhecimentos sobre este setor empresarial, foram definidos como objetivos do estudo, caraterizar o setor farmacêutico exportador português, efetuar uma adequada revisão bibliográfica sobre a in ternacionalização, identificando as principais variáveis e determinantes da sua performance, criando por fim um quadro de hipóteses passíveis de serem testadas empiricamente num estudo futuro. Considera-se que foram cumpridos os objetivos pretendidos, utilizando uma metodologia que se baseou numa extensa e pormenorizada revisão da literatura de carater científico, estabelecendo desta forma as bases de um futuro modelo conceptual, que per mita a obtenção de elementos para utilização futura nos meios académico e empresarial. Suportada na diversa informação recolhida, foi igualmente possível verificar a importância da internacionalização com particular foco no setor farmacêutico exportador português, num contexto de globalização cada vez mais abrangente, sendo igualmente possível confir mar o interesse crescente dos investigadores sobre o estudo da internacionalização e as suas diferentes estratégias de gestão empresarial.
  • Generation Z and Key-Factors on E-Commerce: A Study on the Portuguese Tourism Sector
    Publication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Prates, Inês; Martinho, Filipa
    In recent years, tourism has experienced remarkable growth worldwide. This sector is rapidly becoming the main export activity and the most important source of GDP growth in several countries. In Portugal, it represented around 19.7% of exports in 2019. The internet and online platforms contributed decisively to this growth. Generation Z already represents a considerable portion of society and, in the coming years, will become the central consumer segment. With this research, we intend to identify the key factors in the decision to purchase online, in Generation Z individuals, in the Portuguese tourism sector. We carried out a characterization of the sector, a bibliographic review and the identification of key variables. We applied a structured questionnaire to a sample of 233 individuals aged between 10 and 25 years. Subsequently, the data were processed using descriptive methodologies and association tests between variables. The key factors in the decision to purchase tourism products/services in Generation Z are Trust, Price, the use of aggregating websites, WOM/EWOM, the Offer of products/services online and the Online experience. In the opposite direction, it was given less importance to Convenience, Reviews on tourism websites, Tourism Advertising, Social networking and the possibility of Canceling the reservation. This study allows us to establish the bases for future research, to help researchers to understand Generation Z consumption habits.
  • O COMÉRCIO ASSOCIADO: AS ESPECIFICIDADES DO FRANCHISING
    Publication . Frade, Rui; Espirito Santo, Pedro
    Na década de noventa e no início deste século, assistiram-se a profundas alterações na atividade empresarial. A globalização, a desregulamentação dos mercados, a evolução tecnológica, as alterações nos sistemas sociais onde se inclui a família e as privatizações, foram entre outras, algumas das forças que alteraram a face da sociedade e da economia. Estas produziram o regresso de conceitos, como o relacionamento entre agentes económicos e novas formas de expansão das empresas, nomeadamente o franchising. O franchising assume-se como a forma mais regulamentada e fechada do Comércio Associado, sendo um dos modelos de expansão mais utilizado pelas empresas. Estas estruturas empresariais em rede baseadas essencialmente no modelo de franchising, têm tido nos últimos anos um forte incremento, com a sua multiplicação e desenvolvimento. Esta forma de comércio tem inúmeras vantagens, substituindo o comércio tradicional da pequena empresa e garantindo, conforme pudemos observar pela recolha de informação no âmbito deste estudo, uma maior taxa de sucesso, em termos de sobrevivência das empresas e da sua rentabilidade.
  • COMÉRCIO INTERNACIONAL PORTUGUÊS DE VINHOS: O CASO DA ADEGA COOPERATIVA DE ALCANHÕES
    Publication . Firmino, Cátia; Augusto, Paula; Macedo, Renata; Frade, Rui
    A reputação internacional dos vinhos Portugueses é indiscutível. Os dados estatísticos do comércio exterior do vinho português mostram um crescimento continuado nos últimos anos, demonstrando que Portugal começou a conquistar um mercado fiel no estrangeiro, que cada vez mais reconhece a qualidade dos nossos vinhos e que está também disposto a pagar um valor mais elevado pelos vinhos portugueses. Este trabalho teve como objetivo analisar a importância económica do setor dos vinhos para a economia nacional, referenciar algumas características deste setor em Portugal e apresentar um estudo de caso sobre uma empresa exportadora de vinho. Para esse efeito, efetuou-se uma breve introdução ao conceito de comércio internacional, uma análise de indicadores económicos sobre o setor do vinho e a sua importância para a balança comercial de Portugal, caraterizando e valorizando as exportações de vinhos para outros países. Realizou-se também uma avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos deste setor, através de uma análise SWOT, que permitiu avaliar os principais obstáculos que impedem um crescimento ainda mais acentuado do setor vinícola, enumerando também algumas das oportunidades que poderão permitir uma maior valorização e expansão internacional. Por fim, apresentou-se um estudo de caso, sobre a Adega Cooperativa de Alcanhões, que permitiu fazer a integração de todos os conceitos avaliados na primeira parte do trabalho, numa situação real de uma empresa exportadora de vinhos. Com este estudo concluiu-se que Portugal tem vinhos de qualidade que são reconhecidos mundialmente. Verificou-se também que existe uma concorrência internacional muito forte e que como tal, Portugal tem que investir cada vez mais na melhoria do setor, apostando na modernização das adegas e na qualidade das vinhas, de forma a continuar a garantir esta qualidade superior, que é cada vez mais apreciada pelos consumidores nacionais e internacionais, ajudando desta forma o País, ao nível da sua Balança Comercial. O estudo da Adega Cooperativa de Alcanhões, serviu como exemplo, da forma como estruturas empresariais tradicionais que operam neste setor económico, começam a ter um papel importante em termos das exportações Portuguesas, apresentando uma clara estratégia de investimento e crescimento, com o objetivo de melhorar a qualidade do seu produto e aumentar o seu potencial exportador.
  • COMÉRCIO INTERNACIONAL PORTUGUÊS: ANÁLISE DA BALANÇA COMERCIAL PORTUGUESA DADOS DO INE 2015
    Publication . Carvalho, Eunice; Kilden, Sara; Santos, João; Frade, Rui
    O comércio internacional é extremamente importante na economia de um país, sendo avaliado em termos de balança comercial, pela diferença entre importações e exportações. Nos últimos anos verificaram-se algumas alterações significativas na balança comercial de Portugal com alguns países e relativamente a alguns bens e serviços. Com este trabalho pretendeu-se analisar algumas dessas situações específicas, fazendo em primeiro lugar um breve enquadramento histórico do comércio e da evolução de alguns dos acordos mais relevantes no que se refere à definição de políticas do comércio internacional, tais como o acordo de Bretton Woods, GATT e Organização Mundial do Comercio, realçando a sua importância no contexto atual das relações comerciais entre países. De seguida analisou-se os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos à balança comercial portuguesa em 2015, avaliando com maior detalhe as exportações, estudando neste âmbito e de forma particular, o crescimento da balança comercial com os Estados Unidos da América. Pode-se desta forma constatar que existiu um significativo aumento das exportações para os Estados Unidos da América, representando um aumento de 21,6% na quase totalidade dos produtos exportados, com especial importância nos Combustíveis minerais. Os Estados Unidos passaram a ser o principal destino de Portugal fora da União Europeia, em 2015 (5.º lugar na globalidade dos países), tendo Angola desta forma perdido a posição que mantinha desde 2008, como principal parceiro de Portugal.
  • Determinants of Internationalization as Levers for Sustainability: A Study of the Portuguese Pharmaceutical Sector
    Publication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Martinho, Filipa; Martinho, Domingos
    The pharmaceutical industry is facing the pressure of a global economy, loss of value in local markets and the highly intense innovation that characterizes this sector. This has a heavy impact, particularly in smaller economies. With this investigation, we intend to identify the determinants of internationalization as levers for sustainability in the pharmaceutical export sector of a small economy. Data was collected from a sample representing 63% of the total universe, Portuguese pharmaceutical organizations with exporting activity. A contextualization of the sector and a bibliographic review were previously carried out, which laid the groundwork for the empirical framework. This study revealed a deeply internationalized sector conditioned by a few shortcomings, namely a certain lack of sustainable competitive advantages, relatively low investment in research and development (R&D), insufficient innovation in internationalization strategies as well as scarce institutional support. Our findings may help pave the way for a more complete understanding of the dynamics of internationalization in highly competitive sectors.
  • AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO DE EQUIPAS
    Publication . Cardoso, Patricia; Espirito Santo, Pedro; Frade, Rui
    Os avanços da tecnologia têm promovido elevados ganhos nas organizações. A existência de equipas multidisciplinares nas empresas, criou a necessidade de realizar trabalhos de uma forma diferente daquela que se realizavam na última década. Hoje em dia, o trabalho assente na interação de equipas tem promovido aumentos nos ganhos de eficiência e decorrente disso, são várias as empresas que promovem através da colaboração de equipas, a melhoria da sua aprendizagem organizacional. Neste contexto, este estudo visa investigar o real impacto da colaboração de equipas na aprendizagem organizacional. Para tal, desenvolvemos um estudo de caráter transversal, numa empresa em que identificámos que as competências em tecnologias da informação (TI) e a liderança, são as principais motivações da colaboração de equipas. Este estudo evidencia também que a colaboração de equipas promove mais conhecimento organizacional. Deste modo, são identificados avanços académicos e contributos práticos que a gestão empresarial não deve ignorar.
  • ADOÇÃO DE UM MODELO DE PLANO DE MARKETING INTERNACIONAL PARA AS PME PORTUGUESAS
    Publication . Bastos, Hugo; Silva, Carlos; Carmo, Juliana; Frade, Rui
    Os mercados empresariais deixaram de ser locais, regionais ou nacionais, para passarem a ser internacionais. A globalização passou a ser um fator critico de sucesso, com as empresas, especialmente as Pequenas e Médias Empresas, a terem que adequar a sua estrutura empresarial de forma a poderem responder às diferentes necessidades dos seus clientes nacionais e internacionais e à crescente agressividade e competitividade empresarial. A adoção de um plano de marketing internacional, surge então como uma ferramenta fundamental para apoiar as empresas no processo de internacionalização. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal a escolha de um modelo de plano de marketing internacional para as Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Para esse efeito, procedemos a uma extensa revisão bibliográfica de trabalhos que abordavam o tema, tendo escolhido três estudos que nos pareciam mais adequados e procedido à sua análise detalhada. No final escolhemos um plano de marketing internacional, adequado às especificidades das Pequenas e Médias Empresas portuguesas, que apresentava caraterísticas de simplicidade de compreensão e implementação, diversidade e complementaridade dos temas abordados e dava especial relevância ao fator de implementação e controlo.
  • A INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PORTUGUESA
    Publication . Vieira, Jorge; Frade, Rui
    O contexto específico da indústria farmacêutica representa um elevado desafio para a internacionalização das empresas portuguesas, devido à reduzida dimensão e carências estruturais do setor, a reduzida representatividade e a elevada intensidade de capital e inovação que caracterizam os atores a nível global. As exportações portuguesas de medicamentos têm sofrido um assinalável incremento nos últimos anos. No entanto a balança comercial de medicamentos é fortemente negativa e bastante desequilibrada, denotando a elevada dependência do nosso país nalguns recursos, em particular, matérias primas e inovação. Este estudo conseguiu atingir os seus objetivos, tendo efetuado a caraterização do setor farmacêutico exportador português, uma sólida revisão bibliográfica sobre a internacionalização, obtendo e definindo, um modelo de investigação de identificação dos fatores que mais influenciam a atitude e estratégias de internacionalização das empresas farmacêuticas portuguesas fabricantes e exportadoras de medicamentos. Este modelo será testado empiricamente em investigação a desenvolver e a ser apresentada futuramente.