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A Educação de Adultos, o Desenvolvimento Local e a Nova Museologia, têm sido, nos últimos anos, dos mais destacados assuntos de ordem académica, política, cultural e social, nomeadamente no espaço comunitário europeu, tornando-se paradigmas da tentativa de melhoria da sociedade, em geral, e do adulto em particular. O objectivo deste trabalho é, pois, estudar um museu inserido nesta nova corrente, o Museu Agrícola de Riachos, a fim de identificar nele actuação e oferta de serviços no âmbito da Educação de Adultos e do Desenvolvimento Local.
Com sustentação na literatura conveniente, revisitando orientações e postulados de autores consagrados, aqui se põe em relevo algum do pensamento humano que estudou as três realidades e deixou vias de conhecimento que demonstram ser possível uma profícua e eficaz inter-relação entre elas.
A identificação do campo empírico como um estudo de caso, determinou uma investigação de cariz misto, mas maioritariamente qualitativo, originou a escolha de metodologias de investigação compreensivas, nomeadamente a postura de investigador-participante, bem como a recolha e análise documental, o lançamento de questionários e a análise de conteúdo. Além disso, foram também utilizados recursos de natureza quantitativa para complemento do estudo analítico.
Concluiu-se que há uma relação estreita entre a Museologia e o binómio Educação de Adultos/Desenvolvimento local, que, no caso deste Museu Agrícola de Riachos, se verifica especialmente na aprendizagem informal ao longo da vida, com envolvimento permanente de voluntários e artesãos e pela grande ligação à estrutura associativa da terra e ao mundo da arte, enquanto potenciadora do turismo cultural.
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Museus Desenvolvimento Local Educação de Adultos Estudos de Caso
