Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo analisa o desempenho da empresa Solancis, no setor das rochas ornamentais,
nomeadamente a sua integração em redes de parcerias, e, o processo de evolução de
inovações e de internacionalização,
O setor das rochas ornamentais tem assistido, na última década, a uma mudança estrutural
induzida pelas organizaƧƵes manifestadas atravƩs de alteraƧƵes internas (equipamentos,
processos e organização) como externas (cluster).
Podemos inferir, atravƩs deste estudo, que tais preocupaƧƵes se consubstanciaram em
projetos de promoção externa da pedra portuguesa pela via da qualidade e diferenciação.
Uma crescente dinâmica de investimento em I&D, em tecnologia e ainda, em novos
processos e procedimentos organizacionais nas empresas, suportados em novos modelos
associativos setoriais e regionais.
Assim, foi possĆvel identificar um modelo de trabalho onde as parcerias se formalizaram
(cluster) com um objetivo de criação de valor.
O estudo, de teor qualitativo pretende observar os aspetos relevantes para o desempenho
ao nĆvel da competitividade, e, consequentemente da internacionalização.
Num primeiro momento, foi realizada uma anƔlise dos investimentos em I&D e em
equipamentos capazes de potenciar a inovação tecnológica e de processo.
De seguida, procedeu-se à anÔlise das parcerias estratégicas da empresa e das suas
contribuiƧƵes, atravƩs de entrevistas (reuniƵes de trabalho) com o diretor geral, e principal
acionista da empresa, aquando das visitas às instalações.
Trata-se de uma empresa leader de mercado, onde se associa a integração vertical (12
pedreiras) e horizontal (linha de processamento e trabalho em pedra Ćŗnico em Portugal).
Ć possĆvel inferir que o desempenho positivo da empresa estĆ” associado Ć sua capacidade
de inovar e estabelecer parcerias consubstanciadas em ganhos de competitividade e na
conquista de novos mercados. E à capacidade de liderança e de visão da sua gestão.
Description
Keywords
Rede de Empresas Escala Cluster Pedra Inovação Internacionalização