Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O envolvimento da família no pré-escolarPublication . Almeida, Marta; Costa, HélderO relatório que se apresenta é um Projeto de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar, no ano letivo 2016/2017. A relação família/ pré-escolar é a base fundamental da estruturação deste projeto. A família é o ponto crucial de identidade no sentido de integração e coerência pessoal, que estão muito dependentes do desenvolvimento social, intelectual e emocional fomentado pelas relações familiares. É na relação familiar, com base no processo de comunicação, que o ser humano interioriza os elementos socioculturais do seu meio; é através do processo de socialização, que os integra na estrutura da sua personalidade, face às experiências vividas na e com a família, e se adapta ao meio social. Os pais/encarregados de educação e o Pré-escolar/Escola devem ser parceiros e cooperativos em prol do bem comum: os seus filhos. Para a realização desta investigação utilizou-se o processo de investigação sustentado pela metodologia quantitativa e qualitativa. Baseando a investigação na pertinência da família no envolvimento do pré-escolar, procurando apurar quais os benefícios desta relação no desenvolvimento holístico da criança, através da aplicação de questionários, observação direta e registos fotográficos. Com a realização desta pesquisa pretende-se encontrar estratégias para promover a participação dos pais/familiares no pré-escolar e tirar mais proveito desse envolvimento para o crescimento da criança ser mais harmonioso e equilibrado.
- Internacionalização setor das Rochas Ornamentais: o caso da SolancisPublication . Elem Oliveira, Jaciara; Moreira de Carvalho, RuiO estudo analisa o desempenho da empresa Solancis, no setor das rochas ornamentais, nomeadamente a sua integração em redes de parcerias, e, o processo de evolução de inovações e de internacionalização, O setor das rochas ornamentais tem assistido, na última década, a uma mudança estrutural induzida pelas organizações manifestadas através de alterações internas (equipamentos, processos e organização) como externas (cluster). Podemos inferir, através deste estudo, que tais preocupações se consubstanciaram em projetos de promoção externa da pedra portuguesa pela via da qualidade e diferenciação. Uma crescente dinâmica de investimento em I&D, em tecnologia e ainda, em novos processos e procedimentos organizacionais nas empresas, suportados em novos modelos associativos setoriais e regionais. Assim, foi possível identificar um modelo de trabalho onde as parcerias se formalizaram (cluster) com um objetivo de criação de valor. O estudo, de teor qualitativo pretende observar os aspetos relevantes para o desempenho ao nível da competitividade, e, consequentemente da internacionalização. Num primeiro momento, foi realizada uma análise dos investimentos em I&D e em equipamentos capazes de potenciar a inovação tecnológica e de processo. De seguida, procedeu-se à análise das parcerias estratégicas da empresa e das suas contribuições, através de entrevistas (reuniões de trabalho) com o diretor geral, e principal acionista da empresa, aquando das visitas às instalações. Trata-se de uma empresa leader de mercado, onde se associa a integração vertical (12 pedreiras) e horizontal (linha de processamento e trabalho em pedra único em Portugal). É possível inferir que o desempenho positivo da empresa está associado à sua capacidade de inovar e estabelecer parcerias consubstanciadas em ganhos de competitividade e na conquista de novos mercados. E à capacidade de liderança e de visão da sua gestão.
- A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da PedraPublication . Cabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca; Moreira de Carvalho, RuiO estudo contextualiza o papel da Companhia de Equipamentos Industriais (CEI) como agente mobilizador do Cluster da Pedra, tendo em conta o nível de contributo de outros setores, nomeadamente, do Calçado, para a sua aprendizagem. A implementação das tecnologias Lean Thinking, que se traduziram no movimento leanstone, têm contribuído para a melhoria da eficiência coletiva, para o incremento da inovação e para a qualificação e modernização do agregado económico das empresas que integram o cluster. A interação entre empresas e instituições, criando bases mais consistentes, tende a promover a convergência de estratégias que, por sua vez, promovem o desenvolvimento sustentado das empresas, do setor, e das suas regiões. As empresa envolvidas dinamizam “projetos em consórcio”, o que se afigura como uma mais valia na medida que introduzem e difundem a inovação tecnológica, e, desta forma, aumentam a competitividade. Estas “Redes Colaborativas” são consideradas uma fonte de desenvolvimento do conhecimento e uma ferramenta fundamental para os envolvidos se distinguirem e melhorarem o seu posicionamento no mercado. Através deste estudo, conseguimos avaliar o modelo estratégico utilizado pela CEI como “agente mobilizador” no processo de fertilização cruzada e transferência de tecnologia entre o Cluster dos Recursos Minerais e do Calçado, na região de Alcanede, Santarém, em Portugal. A empresa tem contribuído para a conceção de novas oportunidades, criando os fatores e as condições que facilitam os seus interesses comerciais e de todos os intervenientes no Cluster dos Recursos Minerais, transferindo conhecimento e tecnologia a partir das suas relações com outros Clusters, Centros de Investigação e desenvolvimento do Sistema de Ciência e Tecnologia (SCT), e da interação com outras empresas, clientes e fornecedores de máquinas e equipamentos. A aposta em investigação e inovação, tem potenciado o surgimento de soluções tecnológicas que têm contribuído vivamente para o aumento da criação de valor e, consequentemente, da competitividade do setor.