Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
14.67 MB | Microsoft Word |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O relatório que se apresenta é um Projeto de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar, no ano letivo 2016/2017.
A relação família/ pré-escolar é a base fundamental da estruturação deste projeto.
A família é o ponto crucial de identidade no sentido de integração e coerência pessoal, que estão muito dependentes do desenvolvimento social, intelectual e emocional fomentado pelas relações familiares.
É na relação familiar, com base no processo de comunicação, que o ser humano interioriza os elementos socioculturais do seu meio; é através do processo de socialização, que os integra na estrutura da sua personalidade, face às experiências vividas na e com a família, e se adapta ao meio social.
Os pais/encarregados de educação e o Pré-escolar/Escola devem ser parceiros e cooperativos em prol do bem comum: os seus filhos.
Para a realização desta investigação utilizou-se o processo de investigação sustentado pela metodologia quantitativa e qualitativa. Baseando a investigação na pertinência da família no envolvimento do pré-escolar, procurando apurar quais os benefícios desta relação no desenvolvimento holístico da criança, através da aplicação de questionários, observação direta e registos fotográficos.
Com a realização desta pesquisa pretende-se encontrar estratégias para promover a participação dos pais/familiares no pré-escolar e tirar mais proveito desse envolvimento para o crescimento da criança ser mais harmonioso e equilibrado.
Description
Keywords
Família Envolvimento Pré-escolar Criança Desenvolvimento holístico