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Gestão da emocionalidade de pais de recém-nascidos de risco

dc.contributor.advisorDiogo, Paula
dc.contributor.authorCabete, Carla Alexandra Pereira Simões
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:25Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:25Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionMestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractCuidar é um processo que assenta na relação com o outro. Quando a relação é nutrida de afetos, gera-se um processo que conduz ao desenvolvimento da Pessoa que é alvo do cuidado, mas também do próprio enfermeiro. Ao assimilar a dimensão emocional da relação de cuidados, o enfermeiro posiciona-se como promotor de ações direcionadas a ajudar os pais a gerir a sua emocionalidade, de modo atribuírem outro sentido à sua experiência e a vivenciarem de um modo mais positivo a experiência de hospitalização do filho. Este relatório de estágio tem como objetivo a exposição das aprendizagens obtidas no percurso formativo experiencial e a consequente aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista, conforme consagrado no Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. O percurso exposto enquadra-se no modelo de formação reflexivo e construtivista. As atividades desenvolvidas deram resposta a dois objetivos gerais: desenvolver competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria através da prática de cuidados especializados à criança e família, com base na evidência científica, e através da integração do trabalho de gestão emocional na relação de cuidados; promover os cuidados de suporte emocional prestados à família do RN internado na UCIN, na dinâmica da relação, com vista à gestão da experiência emocional intensa. A Teoria do Cuidar de Swanson foi o referencial teórico que sustentou os cuidados desenvolvidos na dinâmica da relação com a família, através dos seus processos do cuidar: “Manter a crença”, “Estar com”, Possibilitar/capacitar”, “Fazer por” e “Conhecer”. Através da gestão da emocionalidade intensa possibilitamos que se “abra uma janela” de esperança na capacidade da família “(sobre)viver” emocionalmente a esta difícil transição. Esse propósito é atingido quando os pais encontram novos significados na experiência assustadora que é ter um filho internado numa UCIN.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201259796
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16254
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEnfermeiro especialista
dc.subjectCuidar
dc.subjectCuidados de enfermagem
dc.subjectSaúde da criança
dc.subjectRecém-nascido de risco
dc.subjectUnidades de terapia intensiva neonatal
dc.subjectUnidades de terapia intensiva pediátrica
dc.subjectGestão das emoções
dc.subjectUrgência pediátrica
dc.subjectTeoria de Swanson
dc.titleGestão da emocionalidade de pais de recém-nascidos de risco
dc.titleuma dimensão da relação de cuidados de enfermagem
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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RELATÓRIO CARLA CABETE 2014.pdf
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