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Gestão da emocionalidade de pais de recém-nascidos de risco
| dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
| dc.contributor.author | Cabete, Carla Alexandra Pereira Simões | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:25Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:44:25Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | Cuidar é um processo que assenta na relação com o outro. Quando a relação é nutrida de afetos, gera-se um processo que conduz ao desenvolvimento da Pessoa que é alvo do cuidado, mas também do próprio enfermeiro. Ao assimilar a dimensão emocional da relação de cuidados, o enfermeiro posiciona-se como promotor de ações direcionadas a ajudar os pais a gerir a sua emocionalidade, de modo atribuírem outro sentido à sua experiência e a vivenciarem de um modo mais positivo a experiência de hospitalização do filho. Este relatório de estágio tem como objetivo a exposição das aprendizagens obtidas no percurso formativo experiencial e a consequente aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista, conforme consagrado no Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. O percurso exposto enquadra-se no modelo de formação reflexivo e construtivista. As atividades desenvolvidas deram resposta a dois objetivos gerais: desenvolver competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria através da prática de cuidados especializados à criança e família, com base na evidência científica, e através da integração do trabalho de gestão emocional na relação de cuidados; promover os cuidados de suporte emocional prestados à família do RN internado na UCIN, na dinâmica da relação, com vista à gestão da experiência emocional intensa. A Teoria do Cuidar de Swanson foi o referencial teórico que sustentou os cuidados desenvolvidos na dinâmica da relação com a família, através dos seus processos do cuidar: “Manter a crença”, “Estar com”, Possibilitar/capacitar”, “Fazer por” e “Conhecer”. Através da gestão da emocionalidade intensa possibilitamos que se “abra uma janela” de esperança na capacidade da família “(sobre)viver” emocionalmente a esta difícil transição. Esse propósito é atingido quando os pais encontram novos significados na experiência assustadora que é ter um filho internado numa UCIN. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.tid | 201259796 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16254 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Enfermeiro especialista | |
| dc.subject | Cuidar | |
| dc.subject | Cuidados de enfermagem | |
| dc.subject | Saúde da criança | |
| dc.subject | Recém-nascido de risco | |
| dc.subject | Unidades de terapia intensiva neonatal | |
| dc.subject | Unidades de terapia intensiva pediátrica | |
| dc.subject | Gestão das emoções | |
| dc.subject | Urgência pediátrica | |
| dc.subject | Teoria de Swanson | |
| dc.title | Gestão da emocionalidade de pais de recém-nascidos de risco | |
| dc.title | uma dimensão da relação de cuidados de enfermagem | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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