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Cuidar é um processo que assenta na relação com o outro. Quando a relação é nutrida de afetos, gera-se um processo que conduz ao desenvolvimento da Pessoa que é alvo do cuidado, mas também do próprio enfermeiro. Ao assimilar a dimensão emocional da relação de cuidados, o enfermeiro posiciona-se como promotor de ações direcionadas a ajudar os pais a gerir a sua emocionalidade, de modo atribuírem outro sentido à sua experiência e a vivenciarem de um modo mais positivo a experiência de hospitalização do filho.
Este relatório de estágio tem como objetivo a exposição das aprendizagens obtidas no percurso formativo experiencial e a consequente aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista, conforme consagrado no Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. O percurso exposto enquadra-se no modelo de formação reflexivo e construtivista. As atividades desenvolvidas deram resposta a dois objetivos gerais: desenvolver competências de enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria através da prática de cuidados especializados à criança e família, com base na evidência científica, e através da integração do trabalho de gestão emocional na relação de cuidados; promover os cuidados de suporte emocional prestados à família do RN internado na UCIN, na dinâmica da relação, com vista à gestão da experiência emocional intensa.
A Teoria do Cuidar de Swanson foi o referencial teórico que sustentou os cuidados desenvolvidos na dinâmica da relação com a família, através dos seus processos do cuidar: “Manter a crença”, “Estar com”, Possibilitar/capacitar”, “Fazer por” e “Conhecer”. Através da gestão da emocionalidade intensa possibilitamos que se “abra uma janela” de esperança na capacidade da família “(sobre)viver” emocionalmente a esta difícil transição. Esse propósito é atingido quando os pais encontram novos significados na experiência assustadora que é ter um filho internado numa UCIN.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermeiro especialista Cuidar Cuidados de enfermagem Saúde da criança Recém-nascido de risco Unidades de terapia intensiva neonatal Unidades de terapia intensiva pediátrica Gestão das emoções Urgência pediátrica Teoria de Swanson
