Publication
Relatório final da prática de ensino supervisionada. Expressão dramática - Desenvolvimento da expressividade nas crianças
dc.contributor.advisor | Mateus, Nuno | |
dc.contributor.advisor | Mestre, Amélia | |
dc.contributor.author | Amorim, Sónia Alexandra Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2015-05-29T16:28:56Z | |
dc.date.available | 2015-05-29T16:28:56Z | |
dc.date.issued | 2014-07-29 | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática para o desenvolvimento global das crianças, fortalecendo o progresso pessoal e social em grupos de crianças do Jardim de Infância. Como suporte à prática desenvolvida realizou-se uma revisão da literatura sobre a temática da área de intervenção considerada prioritária de modo a fazer uma análise reflexiva onde se pretendeu fundamentar, descrever, analisar e avaliar a relevância da Expressão Dramática que nos permite compreender a influência da mesma para o desenvolvimento da expressividade nas crianças. Através de atividades de jogos dramáticos, conto de histórias utilizando diferentes meios animados e pequenas dramatizações foi possível desenvolver nas crianças a partilha, criatividade e a imaginação, tendo em conta os interesses do grupo para que, também, fosse uma estratégia dinâmica que proporcionou o desenvolvimento de competências para que o grupo se tornasse mais unido e atento. Para este processo foi fundamental o papel do adulto a fim de proporcionar às mesmas atividades de carácter mais lúdico, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. Para que todo o conteúdo apresentado seja significante, serão expostas algumas das atividades mais significativas que levaram a uma conclusão onde se reflete que os objetivos esperados foram alcançados. Pois, ao longo do período da prática pedagógica foi possível, através de estratégias de avaliação adequadas à educação pré-escolar, verificar um progresso significativo em todas as áreas de conteúdos, sobretudo na Expressão Dramática onde as crianças adquiriram competências que foram de encontro ao que se era esperado alcançar. | por |
dc.identifier.tid | 201855976 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8820 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Expressão dramática | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Jogos dramáticos | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Expressividade | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.title | Relatório final da prática de ensino supervisionada. Expressão dramática - Desenvolvimento da expressividade nas crianças | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: