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- Implicações da Inteligência Emocional na Motivação. Uma Aplicação a uma Organização CastrensePublication . Conceição Silva Marques Gil, João Tiago; Dias, ÁlvaroA motivação e inteligência emocional são conceitos que, demonstrados por diversas investigações e modelos teóricos, se interligam. Uma pessoa emocionalmente inteligente tem a capacidade de mobilizar todas as emoções necessárias para se motivar e transpor quaisquer obstáculos que se possam atravessar no seu caminho, quer intrínsecos ou extrínsecos, até alcançar o seu (s) objectivo (s). Estas noções podem ser aplicadas em qualquer tipo de molde, seja organizacional (colectivo) ou pessoal. Pela importância que o bem-estar das pessoas tem, a presente dissertação propôs-se a estudar as Implicações da Inteligência Emocional na Motivação dentro de uma organização de natureza militar. Este estudo envolveu cerca de 355 participantes militares de um universo que de acordo com o Relatório de Gestão de 2013, composto por 7314 militares de todo o ramo da Força Aérea, que amavelmente aceitaram responder a um questionário criado para este desígnio, possibilitando assim o avanço do estudo supramencionado. Paralelamente à constatação das implicações da IE na motivação, foi também estudado o grau de associabilidade de certas variáveis sociodemográficas com o impacto da inteligência emocional na motivação. Tanto a motivação como a inteligência emocional são instrumentos que uma vez assimilados, auxiliar-nos-ão em todas as áreas da nossa vida. Sendo o ser humano por natureza social, é mais do que necessário que este se saiba regular emocionalmente e consequentemente motivar-se a si próprio quando necessário.
- Relatório final da prática de ensino supervisionada. Expressão dramática - Desenvolvimento da expressividade nas criançasPublication . Amorim, Sónia Alexandra Pinheiro; Mateus, Nuno; Mestre, AméliaO presente relatório tem como objetivo demonstrar a importância da Expressão Dramática para o desenvolvimento global das crianças, fortalecendo o progresso pessoal e social em grupos de crianças do Jardim de Infância. Como suporte à prática desenvolvida realizou-se uma revisão da literatura sobre a temática da área de intervenção considerada prioritária de modo a fazer uma análise reflexiva onde se pretendeu fundamentar, descrever, analisar e avaliar a relevância da Expressão Dramática que nos permite compreender a influência da mesma para o desenvolvimento da expressividade nas crianças. Através de atividades de jogos dramáticos, conto de histórias utilizando diferentes meios animados e pequenas dramatizações foi possível desenvolver nas crianças a partilha, criatividade e a imaginação, tendo em conta os interesses do grupo para que, também, fosse uma estratégia dinâmica que proporcionou o desenvolvimento de competências para que o grupo se tornasse mais unido e atento. Para este processo foi fundamental o papel do adulto a fim de proporcionar às mesmas atividades de carácter mais lúdico, ajudando-as assim a desenvolver o seu brincar, promovendo a interação entre elas e contribuindo para o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e comunicação. Para que todo o conteúdo apresentado seja significante, serão expostas algumas das atividades mais significativas que levaram a uma conclusão onde se reflete que os objetivos esperados foram alcançados. Pois, ao longo do período da prática pedagógica foi possível, através de estratégias de avaliação adequadas à educação pré-escolar, verificar um progresso significativo em todas as áreas de conteúdos, sobretudo na Expressão Dramática onde as crianças adquiriram competências que foram de encontro ao que se era esperado alcançar.
- Relatório Final da Prática Supervisionada: Contributo das atividades para o desenvolvimento pró-socialPublication . Lobato, Daniela Sofia Marques; Gouveia, Ana Teresa; Ferreira, Ana
- Uma escola para todosPublication . Silveira, Maria da Conceição Marques da; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresO presente trabalho de investigação teve um desenvolvimento em torno da temática da Dislexia e da Escola Inclusiva, com o objetivo de perceber as políticas de escola inclusiva, a etiologia e mitigação das dificuldades de aprendizagem dos alunos com dislexia. Na sua componente empírica, pretendeu-se avaliar os sentimentos dos alunos com dislexia, relativamente às suas dificuldades de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito à autoestima e à inclusão na escola. Pretendeu-se ainda avaliar o envolvimento dos encarregados de educação na escola e no processo educativo dos alunos com esta necessidade educativa especial. Para a realização do presente estudo foram elaborados questionários a alunos e respetivos encarregados de educação, em quatro escolas, do 2º ciclo, da Região Autónoma dos Açores. Determinou-se os graus de: a) autoestima do aluno com dislexia; b) inclusão do aluno disléxico na escola; c) envolvimento dos encarregados de educação dos alunos com dislexia. Estes três índices obtiveram a qualificação global de “Bom”. Apesar de estatisticamente se obterem resultados bastante animadores, persistem diversos sinais de alerta e oportunidades de melhoria, bastante importantes, devendo ser tidos em consideração na sensibilização da comunidade educativa para essas fragilidades, constantes neste documento. Das mesmas, destacam-se indícios de uma eventual desvalorização da leitura a favor da escrita por parte dos professores como principal componente a colmatar na abordagem pedagógica específica a estas crianças. Evidencia-se a necessidade de promover os hábitos de leitura assistida, de modo a fortalecer a base do sistema linguístico que é a fonologia.
- A perceção dos profissionais de educação especial face à ludoterapia em contexto educativoPublication . Ramos, Rosa Maria Saraiva Pires; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresA presente dissertação visa contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas em Educação Especial. Pretendemos conhecer a perceção dos profissionais/professores de educação especial face à Ludoterapia e demonstrar que este procedimento é capaz de operar a diferenciação pedagógica, complementada com outras metodologias e terapias. Este estudo integrou duas amostras pertencentes ao concelho da Figueira da Foz. A Amostra A foi composta por profissionais de educação especial que responderam a 5 entrevistas e a Amostra B foi constituída por 26 professores de educação especial que responderam a um inquérito por questionário. Encontrámos suporte empírico para as 4 hipóteses enunciadas: Hipótese 1, A Ludoterapia favorece o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidades educativas especiais; Hipótese 2, A Ludoterapia favorece o desenvolvimento psicomotor do aluno com necessidades educativas especiais; Hipótese 3, A Ludoterapia favorece o desenvolvimento sócio-afectivo do aluno com necessidades educativas especiais; e Hipótese 4 A Ludoterapia, complementada com outras metodologias de ensino, é adequada para o ensino especial. Os resultados evidenciaram que os inquiridos têm uma opinião muito favorável à utilização do contexto lúdico nas aprendizagens funcionais dos alunos NEE e na sua inclusão no grupo/turma e escola; a Ludoterapia é um procedimento privilegiado, para alunos especiais ao estimular o seu desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-afectivo, ao promover uma socialização melhor e um modelar de atitudes/personalidades mais adequado. Os resultados foram discutidos tendo a ideia que ao oferecer às crianças com NEE a possibilidade de brincar, oferece-se muito mais do que o ato em si mesmo, oferece-se qualidade de vida, um desenvolvimento mais natural/eficiente e ainda a possibilidade de se reconhecer como ser.