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Abstract(s)
O presente trabalho de investigação teve um desenvolvimento em torno da temática da
Dislexia e da Escola Inclusiva, com o objetivo de perceber as políticas de escola inclusiva,
a etiologia e mitigação das dificuldades de aprendizagem dos alunos com dislexia. Na sua
componente empírica, pretendeu-se avaliar os sentimentos dos alunos com dislexia,
relativamente às suas dificuldades de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito à
autoestima e à inclusão na escola. Pretendeu-se ainda avaliar o envolvimento dos
encarregados de educação na escola e no processo educativo dos alunos com esta
necessidade educativa especial.
Para a realização do presente estudo foram elaborados questionários a alunos e
respetivos encarregados de educação, em quatro escolas, do 2º ciclo, da Região Autónoma
dos Açores. Determinou-se os graus de: a) autoestima do aluno com dislexia; b) inclusão
do aluno disléxico na escola; c) envolvimento dos encarregados de educação dos alunos
com dislexia. Estes três índices obtiveram a qualificação global de “Bom”. Apesar de
estatisticamente se obterem resultados bastante animadores, persistem diversos sinais de
alerta e oportunidades de melhoria, bastante importantes, devendo ser tidos em
consideração na sensibilização da comunidade educativa para essas fragilidades, constantes
neste documento. Das mesmas, destacam-se indícios de uma eventual desvalorização da
leitura a favor da escrita por parte dos professores como principal componente a colmatar
na abordagem pedagógica específica a estas crianças. Evidencia-se a necessidade de
promover os hábitos de leitura assistida, de modo a fortalecer a base do sistema linguístico
que é a fonologia.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Dislexia Integração Escolar