Repository logo
 
Publication

Gestão do conhecimento nas organizações: impacto na motivação e na criatividade

dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Américo Pinto
dc.contributor.authorCardoso, Arnaldo de Almeida
dc.date.accessioned2022-08-22T15:55:17Z
dc.date.available2022-08-22T15:55:17Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO conhecimento é hoje um ativo basilar para as organizações, sinónimo de criação de valor e de vantagem competitiva, que necessita de ser gerido de modo a apoiar a sua criação, adaptação, codificação, transferência e aplicação. Neste contexto, a gestão do conhecimento enquanto processo sistemático, estruturado e intencional tem como principal propósito a obtenção da excelência organizacional, através da identificação e interligação das fontes de criação com as necessidades de aplicação do conhecimento. A presente dissertação versa sobre a gestão do conhecimento nas organizações com o objetivo de analisar quais os efeitos na motivação e na criatividade organizacional, de forma a dar resposta às seguintes questões de investigação: Existe uma correlação entre a gestão do conhecimento e a motivação? Existe uma correlação entre a gestão do conhecimento e a criatividade?. Para o efeito, foi realizado um estudo empírico assente numa metodologia quantitativa, com dados recolhidos através de um inquérito por questionário, ao qual se obtiveram 106 respostas, o que constitui a amostra do estudo. O questionário foi baseado em escalas previamente testadas e validadas em outros estudos em Portugal para a gestão do conhecimento, para a motivação e para a criatividade. Os resultados obtidos evidenciam que a gestão do conhecimento tem um impacto positivo e significativo na motivação, mostram uma correlação fraca entre a gestão do conhecimento e a criatividade, porém um efeito positivo, com a gestão do conhecimento a explicar 10,3% da criatividade. A investigação realizada pretende contribuir para a prática de gestão das organizações, designadamente, no que se refere às políticas e práticas de gestão do conhecimento. Por conseguinte, pode constatar-se que a construção de uma estratégia organizacional baseada em processos de gestão do conhecimento tenderá a produzir efeitos positivos e consideráveis na motivação e na criatividade. Em termos de trabalhos futuros, e de forma a contribuir para o conhecimento acerca do fortalecimento da diferenciação competitiva das organizações, sugere-se a realização de investigações que analisem o impacto do conhecimento tácito na criatividade organizacional.pt_PT
dc.identifier.tid203054741pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41626
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão do conhecimentopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectValorpt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.titleGestão do conhecimento nas organizações: impacto na motivação e na criatividadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Arnaldo_Cardoso.pdf
Size:
5.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: