Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.6 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O conhecimento é hoje um ativo basilar para as organizações, sinónimo de criação de
valor e de vantagem competitiva, que necessita de ser gerido de modo a apoiar a sua
criação, adaptação, codificação, transferência e aplicação. Neste contexto, a gestão do
conhecimento enquanto processo sistemático, estruturado e intencional tem como
principal propósito a obtenção da excelência organizacional, através da identificação e
interligação das fontes de criação com as necessidades de aplicação do conhecimento.
A presente dissertação versa sobre a gestão do conhecimento nas organizações com o
objetivo de analisar quais os efeitos na motivação e na criatividade organizacional, de
forma a dar resposta às seguintes questões de investigação: Existe uma correlação
entre a gestão do conhecimento e a motivação? Existe uma correlação entre a gestão
do conhecimento e a criatividade?. Para o efeito, foi realizado um estudo empírico
assente numa metodologia quantitativa, com dados recolhidos através de um inquérito
por questionário, ao qual se obtiveram 106 respostas, o que constitui a amostra do
estudo. O questionário foi baseado em escalas previamente testadas e validadas em
outros estudos em Portugal para a gestão do conhecimento, para a motivação e para a
criatividade.
Os resultados obtidos evidenciam que a gestão do conhecimento tem um impacto
positivo e significativo na motivação, mostram uma correlação fraca entre a gestão do
conhecimento e a criatividade, porém um efeito positivo, com a gestão do conhecimento
a explicar 10,3% da criatividade.
A investigação realizada pretende contribuir para a prática de gestão das organizações,
designadamente, no que se refere às políticas e práticas de gestão do conhecimento.
Por conseguinte, pode constatar-se que a construção de uma estratégia organizacional
baseada em processos de gestão do conhecimento tenderá a produzir efeitos positivos
e consideráveis na motivação e na criatividade. Em termos de trabalhos futuros, e de
forma a contribuir para o conhecimento acerca do fortalecimento da diferenciação
competitiva das organizações, sugere-se a realização de investigações que analisem o
impacto do conhecimento tácito na criatividade organizacional.
Description
Keywords
Gestão do conhecimento Motivação Criatividade Valor Vantagem competitiva