Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão do conhecimento nas organizações: impacto na motivação e na criatividade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Arnaldo_Cardoso.pdf5.6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O conhecimento é hoje um ativo basilar para as organizações, sinónimo de criação de valor e de vantagem competitiva, que necessita de ser gerido de modo a apoiar a sua criação, adaptação, codificação, transferência e aplicação. Neste contexto, a gestão do conhecimento enquanto processo sistemático, estruturado e intencional tem como principal propósito a obtenção da excelência organizacional, através da identificação e interligação das fontes de criação com as necessidades de aplicação do conhecimento. A presente dissertação versa sobre a gestão do conhecimento nas organizações com o objetivo de analisar quais os efeitos na motivação e na criatividade organizacional, de forma a dar resposta às seguintes questões de investigação: Existe uma correlação entre a gestão do conhecimento e a motivação? Existe uma correlação entre a gestão do conhecimento e a criatividade?. Para o efeito, foi realizado um estudo empírico assente numa metodologia quantitativa, com dados recolhidos através de um inquérito por questionário, ao qual se obtiveram 106 respostas, o que constitui a amostra do estudo. O questionário foi baseado em escalas previamente testadas e validadas em outros estudos em Portugal para a gestão do conhecimento, para a motivação e para a criatividade. Os resultados obtidos evidenciam que a gestão do conhecimento tem um impacto positivo e significativo na motivação, mostram uma correlação fraca entre a gestão do conhecimento e a criatividade, porém um efeito positivo, com a gestão do conhecimento a explicar 10,3% da criatividade. A investigação realizada pretende contribuir para a prática de gestão das organizações, designadamente, no que se refere às políticas e práticas de gestão do conhecimento. Por conseguinte, pode constatar-se que a construção de uma estratégia organizacional baseada em processos de gestão do conhecimento tenderá a produzir efeitos positivos e consideráveis na motivação e na criatividade. Em termos de trabalhos futuros, e de forma a contribuir para o conhecimento acerca do fortalecimento da diferenciação competitiva das organizações, sugere-se a realização de investigações que analisem o impacto do conhecimento tácito na criatividade organizacional.

Description

Keywords

Gestão do conhecimento Motivação Criatividade Valor Vantagem competitiva

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License