Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A evolução da economia circular na indústria da moda reflete uma consciência
crescente das preocupações ambientais e uma mudança para práticas mais sustentáveis e
responsáveis, originando a necessidade de compreender as motivações e comportamentos
do consumidor. O presente Projeto Profissional tem como objetivo a criação de um plano
de marketing estratégico para a futura empresa Brand Circle, que se prende no ciclo de
vida do produto e na importância da economia circular nos produtos. O prolongamento da
vida útil do produto é um dos princípios centrais da economia circular da moda,
concebendo produtos que sejam duradouros. Esta abordagem incentiva os consumidores a
investir em artigos de maior qualidade que podem ser utilizados durante um período mais
alargado, reduzindo a necessidade de substituições frequentes.
Para apresentar os resultados que sustentem a criação do serviço Brand Circle procedeuse
à justificação do tema da economia circular no ciclo de vida dos produtos através da
revisão da literatura e também proceder a uma metodologia qualitativa. A utilização de
entrevistas semiestruturadas, método qualitativo, dirigidas a especialistas da área têxtil,
calçado e moda que utilizam práticas de sustentabilidade nos seus produtos e um Focus
Group com consumidores do sexo feminino e masculino e de idades variadas.
São abordados na revisão da literatura temas como o conceito e evolução do Marketing
e as várias etapas da estratégia de marketing e do plano de marketing, por outro lado e não
menos importante, a importância da economia circular na moda têxtil e de calçado que
representa uma mudança do modelo tradicional de "take-make-waste" da indústria para
uma abordagem mais sustentável e responsável. Isto é, promove a ideia de "fechar o ciclo", reduzindo os resíduos, conservando os recursos e minimizando as consequências
ambientais e sociais negativas associadas à produção e ao consumo de moda.
O plano de marketing em questão foi desenvolvido durante o ano de 2023 tendo em
vista a sua aplicação a partir do ano de 2026.
Description
Keywords
Plano de marketing Marketing estratégico Economia circular