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CyberGlove para interação com ambientes imersivos

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorPires, Gabriel
dc.contributor.advisorLopes, Ana
dc.contributor.authorLopes, Élio Leno da Costa
dc.date.accessioned2025-02-04T18:02:31Z
dc.date.available2025-02-04T18:02:31Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractNos últimos anos, os sistemas de realidade virtual (RV) e mista evoluíram significativamente produzindo experiências imersivas surpreendentes. Ainda assim, a interação com o ambiente virtual não fornece o mesmo feedback que os utilizadores estão acostumados no mundo real. Esta dissertação propõe uma luva para interação imersiva designada por CyberGloveHT (Human Tracking) dos, fornecendo uma posição desacoplada do pulso e da mão, o que pode contribuir a uma incorporação melhor em tarefas da interação e de manipulação. Adicionalmente, a deteção da flexão/extensão dos dedos tem como objetivo melhorar a perceção propriocetiva dos gestos de agarrar/libertar mais consistentes com o feedback visual. A conceção da CyberGlove - HT compreende uma unidade de processamento, um módulo de comunicação Wi-Fi, sensores inerciais, sensores de flexão/extensão, sensores de força, sensor de batimento cardíaco e um vibromotor. A parte vestível da luva foi modelada em 3D e impressa em material flexível numa impressora 3D. Todos os circuitos eletrónicos foram criados para componentes SMD, minimizando o espaço necessário e assim permitindo uma luva vestível e leve. A CyberGlove - HT transmite em tempo real todos os dados sensoriais para o computador responsável pela renderização dos cenários e modelos 3D imersivos. A gestão de energia foi um aspeto chave, tendo-se conseguido uma autonomia de nove horas usando uma bateria de LiPo. Todos os sensores e o atuador foram validados experimentalmente de forma individual. A CyberGlove - HT foi depois testada como um todo através da realização de tarefas de interação num ambiente imersivo. Os resultados experimentais mostraram a eficácia do protótipo, contribuindo para uma maior sensação de imersão, incorporação e usabilidade quando comparado aos controladores de RV padrão do sistema HTC Vive. Os resultados deste trabalho foram publicados na conferência IEEE Systems, Man, and Cybernetics (SMC2019) [1].pt_PT
dc.identifier.tid203878213
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54194
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRealidade Virtualpt_PT
dc.subjectImersãopt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectCyberGlove - HTpt_PT
dc.titleCyberGlove para interação com ambientes imersivospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrótecnicapt_PT

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