Publication
CyberGlove para interação com ambientes imersivos
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pires, Gabriel | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Ana | |
dc.contributor.author | Lopes, Élio Leno da Costa | |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T18:02:31Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T18:02:31Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, os sistemas de realidade virtual (RV) e mista evoluíram significativamente produzindo experiências imersivas surpreendentes. Ainda assim, a interação com o ambiente virtual não fornece o mesmo feedback que os utilizadores estão acostumados no mundo real. Esta dissertação propõe uma luva para interação imersiva designada por CyberGloveHT (Human Tracking) dos, fornecendo uma posição desacoplada do pulso e da mão, o que pode contribuir a uma incorporação melhor em tarefas da interação e de manipulação. Adicionalmente, a deteção da flexão/extensão dos dedos tem como objetivo melhorar a perceção propriocetiva dos gestos de agarrar/libertar mais consistentes com o feedback visual. A conceção da CyberGlove - HT compreende uma unidade de processamento, um módulo de comunicação Wi-Fi, sensores inerciais, sensores de flexão/extensão, sensores de força, sensor de batimento cardíaco e um vibromotor. A parte vestível da luva foi modelada em 3D e impressa em material flexível numa impressora 3D. Todos os circuitos eletrónicos foram criados para componentes SMD, minimizando o espaço necessário e assim permitindo uma luva vestível e leve. A CyberGlove - HT transmite em tempo real todos os dados sensoriais para o computador responsável pela renderização dos cenários e modelos 3D imersivos. A gestão de energia foi um aspeto chave, tendo-se conseguido uma autonomia de nove horas usando uma bateria de LiPo. Todos os sensores e o atuador foram validados experimentalmente de forma individual. A CyberGlove - HT foi depois testada como um todo através da realização de tarefas de interação num ambiente imersivo. Os resultados experimentais mostraram a eficácia do protótipo, contribuindo para uma maior sensação de imersão, incorporação e usabilidade quando comparado aos controladores de RV padrão do sistema HTC Vive. Os resultados deste trabalho foram publicados na conferência IEEE Systems, Man, and Cybernetics (SMC2019) [1]. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203878213 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/54194 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_PT |
dc.subject | Imersão | pt_PT |
dc.subject | Interatividade | pt_PT |
dc.subject | CyberGlove - HT | pt_PT |
dc.title | CyberGlove para interação com ambientes imersivos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eletrótecnica | pt_PT |