Repository logo
 
Publication

Estudo do meio no 1º CEB: Uma experiência de intervenção pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMalhão, Vera
dc.contributor.authorVaz, Cláudia
dc.date.accessioned2016-01-20T12:10:45Z
dc.date.available2016-01-20T12:10:45Z
dc.date.issued2015-12-22
dc.description.abstractO ensino das Ciências e do Estudo do Meio permite expandir o conhecimento e a compreensão do mundo quer a nível físico, quer a nível biológico. Este é fundamental para que os cidadãos adquiram conhecimentos, capacidades, competências e valores necessários para a inserção na sociedade atual. Por isso é fulcral a criança aprender ciências desde os primeiros anos de vida, de modo a realizar melhores aprendizagens no futuro. Sendo nas escolas onde ocorre esta aprendizagen, este é um local onde são exigidas mudanças e transformações a nível das práticas educativas, uma vez que, infelizmente, não é atribuído o devido valor a esta área curricular. Dado esta situação, o objeto de estudo deste Relatório Final, estratégias impulsionadoras à transdisciplinaridade tendo como eixo central a área de Estudo do Meio, no 1' CEB, surgiu no decorrer da minha PES, numa instituição de caráter privado e, tem como intuito, compreender as razões dos docentes, relativamente ao interesse e o lecionar desta área curricular. Desta forma, abordo neste documento, algumas estratégias de modo a promover a área das Ciências/Estudo do Meio, através da transdisciplinaridade, uma via que acredito ser a mais produtiva, uma vez que oferece uma variedade de conteúdos objetivos, organizados em outras áreas curriculares. Com efeito, após esta investigação, posso concluir que o método experimental e a metodologia de trabalho de projeto, são duas estratégias bastante produtivas para a aprendizagem, uma vez que é a criança o principal agente ativo das suas aprendizagens, realizando descobertas e alcançando respostas. Assim, além de consciencializar os conteúdos necessários, a criança, ao vivenciar o que está a estudar adquire, também, atitudes e valores indispensáveis para a inserção na sociedade.pt_PT
dc.identifier.tid201005450pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11016
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.subjectMétodo Experimentalpt_PT
dc.subjectTrabalho de Projetopt_PT
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt_PT
dc.titleEstudo do meio no 1º CEB: Uma experiência de intervenção pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Estudo do meio no 1º CEB.pdf
Size:
3.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: