Publication
Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores
dc.contributor.author | Casanova, Maria Prazeres | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Adelaide | |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T15:16:30Z | |
dc.date.available | 2017-01-27T15:16:30Z | |
dc.date.issued | 2017-01-24 | |
dc.description.abstract | Os Centros de Formação no âmbito das suas competências regem-se, entre outros, pelos seguintes princípios, de acordo com o artigo 6º, do Decreto-Lei n.º 127/2015: “a) melhoria do ensino em geral e da lecionação em particular, […] e j) adoção de uma cultura de avaliação e melhoria do impacte da formação”. Neste âmbito, garantir a execução dos planos de formação considerando a melhoria da organização-escola através das aprendizagens desenvolvidas pelos seus recursos humanos e garantir também garantir a qualidade da formação, promovendo processos de acompanhamento recolhendo sistematicamente informações sobre os processos realizados considerando os objetivos previamente definidos, de avaliação da formação ministrada e ainda do seu impacte para reorganizar os planos de formação de acordo com os dados recolhidos e a reflexão produzida (cf. artigo 7º, do Decreto-Lei n.º 127/2015). Estabelecemos como objetivos desta comunicação: 1. Analisar a avaliação dos formandos respeitante às ações frequentadas no ano letivo 2014/2015; 2. Comparar entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. A metodologia utilizada é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2014/2015. Será ainda estabelecida a comparação entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente às ações realizadas num Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (cf. Decreto-Lei 22/2014). O processo avaliativo da formação recebida apresenta uma tripla vertente necessária ao desenvolvimento do Centro de Formação: o conhecimento da forma como decorreu a formação para colmatar possíveis falhas e melhorar o processo formativo; informação sobre os possíveis impactos que possam vir a ocorrer no desenvolvimento da profissionalidade dos diferentes professores e ainda como forma de diagnóstico de necessidades formativas dos professores. A avaliação dos formandos e o seu relatório de avaliação, assim como do relatório apresentado pelo formador são instrumentos importantes para a melhoria da qualidade da formação ministrada nos centros de formação contínua de professores. Verificamos que a avaliação realizada se mantém num nível muito bom se comparamos os dados recolhidos nos dois anos letivos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Casanova, M.P. & Silva, A. (2016). Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores. In Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores”. Lisboa: AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. (pp. 195-208) (ISBN: 978-989-8272-26-3). | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.13140/RG.2.2.17949.72160 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8272-26-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17745 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | ;138 | |
dc.relation.publisherversion | http://afirse.ie.ul.pt/download/2797/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Centro de formação de associação de escolas | pt_PT |
dc.subject | Avaliação da formação | pt_PT |
dc.subject | Monitorização da formação | pt_PT |
dc.subject | Qualidade da formação | pt_PT |
dc.title | Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 208 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 195 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores" | pt_PT |
oaire.citation.volume | I | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |