Repository logo
 
Publication

Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores

dc.contributor.authorCasanova, Maria Prazeres
dc.contributor.authorSilva, Maria Adelaide
dc.date.accessioned2017-01-27T15:16:30Z
dc.date.available2017-01-27T15:16:30Z
dc.date.issued2017-01-24
dc.description.abstractOs Centros de Formação no âmbito das suas competências regem-se, entre outros, pelos seguintes princípios, de acordo com o artigo 6º, do Decreto-Lei n.º 127/2015: “a) melhoria do ensino em geral e da lecionação em particular, […] e j) adoção de uma cultura de avaliação e melhoria do impacte da formação”. Neste âmbito, garantir a execução dos planos de formação considerando a melhoria da organização-escola através das aprendizagens desenvolvidas pelos seus recursos humanos e garantir também garantir a qualidade da formação, promovendo processos de acompanhamento recolhendo sistematicamente informações sobre os processos realizados considerando os objetivos previamente definidos, de avaliação da formação ministrada e ainda do seu impacte para reorganizar os planos de formação de acordo com os dados recolhidos e a reflexão produzida (cf. artigo 7º, do Decreto-Lei n.º 127/2015). Estabelecemos como objetivos desta comunicação: 1. Analisar a avaliação dos formandos respeitante às ações frequentadas no ano letivo 2014/2015; 2. Comparar entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. A metodologia utilizada é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2014/2015. Será ainda estabelecida a comparação entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente às ações realizadas num Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (cf. Decreto-Lei 22/2014). O processo avaliativo da formação recebida apresenta uma tripla vertente necessária ao desenvolvimento do Centro de Formação: o conhecimento da forma como decorreu a formação para colmatar possíveis falhas e melhorar o processo formativo; informação sobre os possíveis impactos que possam vir a ocorrer no desenvolvimento da profissionalidade dos diferentes professores e ainda como forma de diagnóstico de necessidades formativas dos professores. A avaliação dos formandos e o seu relatório de avaliação, assim como do relatório apresentado pelo formador são instrumentos importantes para a melhoria da qualidade da formação ministrada nos centros de formação contínua de professores. Verificamos que a avaliação realizada se mantém num nível muito bom se comparamos os dados recolhidos nos dois anos letivos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCasanova, M.P. & Silva, A. (2016). Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores. In Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores”. Lisboa: AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. (pp. 195-208) (ISBN: 978-989-8272-26-3).pt_PT
dc.identifier.doi10.13140/RG.2.2.17949.72160pt_PT
dc.identifier.issn978-989-8272-26-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17745
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
dc.relation.ispartofseries;138
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/download/2797/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectCentro de formação de associação de escolaspt_PT
dc.subjectAvaliação da formaçãopt_PT
dc.subjectMonitorização da formaçãopt_PT
dc.subjectQualidade da formaçãopt_PT
dc.titleCentro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage208pt_PT
oaire.citation.startPage195pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXIII Colóquio da AFIRSE “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores"pt_PT
oaire.citation.volumeIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
centro avaliação de formc.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: