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Advisor(s)
Abstract(s)
Os Centros de Formação no âmbito das suas competências regem-se, entre outros, pelos seguintes
princípios, de acordo com o artigo 6º, do Decreto-Lei n.º 127/2015: “a) melhoria do ensino em geral e da
lecionação em particular, […] e j) adoção de uma cultura de avaliação e melhoria do impacte da formação”.
Neste âmbito, garantir a execução dos planos de formação considerando a melhoria da organização-escola
através das aprendizagens desenvolvidas pelos seus recursos humanos e garantir também garantir a
qualidade da formação, promovendo processos de acompanhamento recolhendo sistematicamente
informações sobre os processos realizados considerando os objetivos previamente definidos, de avaliação
da formação ministrada e ainda do seu impacte para reorganizar os planos de formação de acordo com os
dados recolhidos e a reflexão produzida (cf. artigo 7º, do Decreto-Lei n.º 127/2015).
Estabelecemos como objetivos desta comunicação:
1. Analisar a avaliação dos formandos respeitante às ações frequentadas no ano letivo 2014/2015;
2. Comparar entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014.
A metodologia utilizada é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de
resposta fechada em escala de Likert aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo
2014/2015. Será ainda estabelecida a comparação entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano
letivo 2013/2014.
No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente às ações realizadas num Centro de
Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação
Contínua de Professores (cf. Decreto-Lei 22/2014).
O processo avaliativo da formação recebida apresenta uma tripla vertente necessária ao desenvolvimento do Centro de Formação: o conhecimento da forma como decorreu a formação para colmatar possíveis falhas e melhorar o processo formativo; informação sobre os possíveis impactos que possam vir a ocorrer no desenvolvimento da profissionalidade dos diferentes professores e ainda como forma de diagnóstico de
necessidades formativas dos professores. A avaliação dos formandos e o seu relatório de avaliação, assim
como do relatório apresentado pelo formador são instrumentos importantes para a melhoria da qualidade da formação ministrada nos centros de formação contínua de professores. Verificamos que a avaliação realizada se mantém num nível muito bom se comparamos os dados recolhidos nos dois anos letivos.
Description
Keywords
Formação de professores Centro de formação de associação de escolas Avaliação da formação Monitorização da formação Qualidade da formação
Citation
Casanova, M.P. & Silva, A. (2016). Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores. In Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE “As pedagogias na sociedade contemporânea – Desafios às escolas e aos educadores”. Lisboa: AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. (pp. 195-208) (ISBN: 978-989-8272-26-3).
Publisher
AFIRSE. EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE