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- Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professoresPublication . Casanova, Maria Prazeres; Silva, Maria AdelaideOs Centros de Formação no âmbito das suas competências regem-se, entre outros, pelos seguintes princípios, de acordo com o artigo 6º, do Decreto-Lei n.º 127/2015: “a) melhoria do ensino em geral e da lecionação em particular, […] e j) adoção de uma cultura de avaliação e melhoria do impacte da formação”. Neste âmbito, garantir a execução dos planos de formação considerando a melhoria da organização-escola através das aprendizagens desenvolvidas pelos seus recursos humanos e garantir também garantir a qualidade da formação, promovendo processos de acompanhamento recolhendo sistematicamente informações sobre os processos realizados considerando os objetivos previamente definidos, de avaliação da formação ministrada e ainda do seu impacte para reorganizar os planos de formação de acordo com os dados recolhidos e a reflexão produzida (cf. artigo 7º, do Decreto-Lei n.º 127/2015). Estabelecemos como objetivos desta comunicação: 1. Analisar a avaliação dos formandos respeitante às ações frequentadas no ano letivo 2014/2015; 2. Comparar entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. A metodologia utilizada é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2014/2015. Será ainda estabelecida a comparação entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente às ações realizadas num Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (cf. Decreto-Lei 22/2014). O processo avaliativo da formação recebida apresenta uma tripla vertente necessária ao desenvolvimento do Centro de Formação: o conhecimento da forma como decorreu a formação para colmatar possíveis falhas e melhorar o processo formativo; informação sobre os possíveis impactos que possam vir a ocorrer no desenvolvimento da profissionalidade dos diferentes professores e ainda como forma de diagnóstico de necessidades formativas dos professores. A avaliação dos formandos e o seu relatório de avaliação, assim como do relatório apresentado pelo formador são instrumentos importantes para a melhoria da qualidade da formação ministrada nos centros de formação contínua de professores. Verificamos que a avaliação realizada se mantém num nível muito bom se comparamos os dados recolhidos nos dois anos letivos.
- A formação pedagógica de professores em contexto de formação continuaPublication . Casanova, Maria Prazeres; Silva, AdelaideAtualmente o trabalho, desenvolvido nas escolas, exige por parte dos professores uma enorme dispersão de tarefas, de papéis e de funções que mudam sistematicamente, o que obriga à melhoria e ao desenvolvimento permanentes de saberes e de práticas conducentes com as necessidades formativas dos alunos e com funções organizacionais requeridas pelo sistema educativo. A formação pedagógica dos professores constituirá uma das formas de promover o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional do professor profissional de modo a que os alunos melhorem as suas aprendizagens. Os Centros de Formação assumem um importante papel no desenvolvimento profissional (Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas mais significativas da formação pedagógica continua requerida pelos professores; • Identificar mais-valias encontradas pelos professores formandos na formação ministrada. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter qualitativo, utilizando as observações elaboradas pelos formandos professores no final da formação nos anos escolares 2013/2014 e 2014/2015. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor, uma vez que podemos encontrar nas observações elaboradas, sugestões de futuras ações de formação a realizar. Temos consciência da existência de dois tipos ações de ações de formação pedagógica: a que foi efetivamente realizada pelos professores e a que desejam realizar futuramente, constituindo esta última uma mais-valia para o Centro de Formação. Parece-nos importante a identificação dos aspetos considerados relevantes pelos professores uma vez que poderão dar indicação do modo como pensam e desejam implementar a formação pedagógica recebida.
- Preliminary SEM studies on normal and altered gonads of Catostylus tagiPublication . Lisboa, Raquel; Nogueira, Isabel; Gil, Fátima; Mascarenhas, Paulo; Morais, Zilda"Catostylus tagi, the sole European Catostylidae, is an edible Scyphozoa which occurs in summer at Tagus and Sado estuaries. Some aspects of its application in health sciences have already been studied. To start the study of its life cycle, the characterization of gonads regarding size and sex were carried out by optical (OM) and electronic microscopies (SEM)."
- Estudo Observacional do Golo no Futebol: Deteção de Padrões TemporaisPublication . Santos, Fernando; Louro, Hugo; Mendes, Bruno; Maurício, Nuno; Furtado, Bruno; Malico Sousa, Paulo; Santos Teixeira, Diogo; Pinheiro, VálterO estudo realizado pretende analisar os golos do Club Atlético de Madrid, equipa que na época 2013‐14 foi finalista da Super Taça de Espanha, Liga dos Campeões e vencedor da Liga Espanhola, recorrendo à deteção de T‐patterns. A amostra é constituída por 54 golos marcados na Liga Espanho‐ la, que foram codificados pelo Sistema de Observação do Golo no Futebol. O tratamento dos dados foi realizado utilizando o THEME® 5.0. Foram detetados T‐patterns em situações de rápida transição defesa‐ataque e esquemas táticos. A análise realizada permite a recolha de informações importantes para os treinadores que podem ser utilizadas na planificação do treino e da competição.
- The CMS trigger systemPublication . CMS collaboration (2308 authors); Hollar, Jonathan; Calpas, Betty; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoThis paper describes the CMS trigger system and its performance during Run 1 of the LHC. The trigger system consists of two levels designed to select events of potential physics interest from a GHz (MHz) interaction rate of proton-proton (heavy ion) collisions. The first level of the trigger is implemented in hardware, and selects events containing detector signals consistent with an electron, photon, muon, tau lepton, jet, or missing transverse energy. A programmable menu of up to 128 object-based algorithms is used to select events for subsequent processing. The trigger thresholds are adjusted to the LHC instantaneous luminosity during data taking in order to restrict the output rate to 100 kHz, the upper limit imposed by the CMS readout electronics. The second level, implemented in software, further refines the purity of the output stream, selecting an average rate of 400 Hz for offline event storage. The objectives, strategy and performance of the trigger system during the LHC Run 1 are described.
- Measurement of the $ZZ$ production cross section in proton-proton collisions at $\sqrt s =$ 8 TeV using the $ZZ\to\ell^{-}\ell^{+}\ell^{\prime -}\ell^{\prime +}$ and $ZZ\to\ell^{-}\ell^{+}\nu\bar{\nu}$ channels with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2854 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA measurement of the ZZ production cross section in the ℓ$^{−}$ℓ$^{+}$ℓ$^{′ −}$ℓ$^{′ +}$ and $ {\ell}^{-}{\ell}^{+}\nu \overline{\nu} $ channels (ℓ = e, μ) in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=8 $ TeV at the Large Hadron Collider at CERN, using data corresponding to an integrated luminosity of 20.3 fb$^{−1}$ collected by the ATLAS experiment in 2012 is presented. The fiducial cross sections for ZZ → ℓ$^{−}$ℓ$^{+}$ℓ$^{′ −}$ℓ$^{′ +}$ and $ ZZ\to {\ell}^{-}{\ell}^{+}\nu \overline{\nu} $ are measured in selected phase-space regions. The total cross section for ZZ events produced with both Z bosons in the mass range 66 to 116 GeV is measured from the combination of the two channels to be 7.3 ± 0.4(stat) ± 0.3(syst)$_{− 0.1}^{− 0.2}$ (lumi) pb, which is consistent with the Standard Model prediction of 6. 6$_{− 0.6}^{+ 0.7}$ pb. The differential cross sections in bins of various kinematic variables are presented. The differential event yield as a function of the transverse momentum of the leading Z boson is used to set limits on anomalous neutral triple gauge boson couplings in ZZ production.
- Estratégia de Internacionalização da marca Tailors of BelongingPublication . da Silva Van Dune, Zaqueu Manuel; Moreira de Carvalho, RuiO objetivo desta dissertação é analisar o processo de internacionalização da marca Tailors of Belonging para mercado angolano. Procede-se à análise da economia angolana assim como ao desenvolvimento do setor têxtil no país, e ao investimento português neste mercado. Observa-se, ainda a evolução do setor têxtil em Portugal. A evolução socioeconómica portuguesa, e global, obriga às empresas a explorarem outros mercados. Angola é um destino muito competitivo. As exportações de vestuário portuguesas estão concentradas no mercado europeu. Assim, é importante utilizar estes canais de distribuição para introduzir novas linhas design e de materiais, e adquirir capacidades e competências. O principal criativo da marca Tailors of Belonging é angolano e intenta promover uma marca de acordo com o gosto africano. As aplicações de internet mudaram o paradigma da oferta à medida que aumenta a diversidade de opções para os diversos players envolvidos. As novas tecnologias viabilizam financeiramente a produção de pequenos volumes de produção e a Internet disponibiliza esses produtos para um mercado global de maneira eficiente e a baixo custo, transformando a economia de escala em economia de foco. Neste contexto a empresa identifica a sua janela de oportunidade. O estudo sugere a pertinência da promoção de parcerias para a otimização dos canais de distribuição. Finalmente, o trabalho identifica a importância de promover a especificidade da marca na criação de valor.