Repository logo
 
Publication

Consciência Fonológica: Algumas tarefas no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLacerda, Maria
dc.contributor.authorMartins, Lúcia
dc.date.accessioned2016-04-01T15:09:52Z
dc.date.available2016-04-01T15:09:52Z
dc.date.issued2015-07-13
dc.description.abstractA prática profissional realizada em contexto torna-se um caminho fundamental, uma vez que proporciona a oportunidade de colocar em prática uma sucessão de atividades com o intuito de contribuir para a aprendizagem dos alunos. Percebi, neste trajeto, a importância da procura constante de conhecimentos e estratégias que me permitissem uma construção mais sustentada do saber. O trabalho que se apresenta direciona-se no sentido do Desenvolvimento da Consciência Fonológica, e sustenta-se no trabalho realizado com crianças do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. As atividades desenvolvidas no âmbito deste relatório tiveram em vista a promoção pessoal e criativa das crianças, pretendendo-se também motivar o gosto pela leitura e desenvolver o prazer pela escrita. A escolha recaiu sobre este tema porque constatei a existência de uma evidente dificuldade na generalidade das crianças em compreender os sons da fala e os símbolos da escrita, bem como fazer a correta associação som/letra e a sua articulação na palavra. A metodologia adotada foi de cariz qualitativo pois pretendi interpretar e compreender os comportamentos das crianças relativamente à aquisição da leitura e da escrita. Como método de recolha de dados baseei-me na observação participante, em notas de campo, questionários (aplicados aos encarregados de educação e aos professores do 2º Ano do 1º Ciclo) e na aplicação de baterias de provas fonológicas. Os principais resultados obtidos no estudo foram ao encontro das expectativas iniciais, visto ter-me sido possível compreender que os alunos que demonstraram mais dificuldades na leitura e na escrita revelaram também dificuldades na realização das atividades implementadas e nas provas realizadas. Percebi, também, que a consciência fonológica contribui para o êxito na aprendizagem da leitura e da escrita. Sendo assim, parece essencial desenvolver no 1º Ciclo do Ensino Básico este tipo de exercícios.pt_PT
dc.identifier.tid201068265pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12816
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectConsciência Fonológicapt_PT
dc.subjectLinguagem Oralpt_PT
dc.subjectLinguagem Escritapt_PT
dc.titleConsciência Fonológica: Algumas tarefas no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARTINS lucia 2015.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: