Publication
O estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumento
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Helena | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2018-09-13T10:13:29Z | |
dc.date.available | 2018-09-13T10:13:29Z | |
dc.date.issued | 2017-07-24 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada resulta do ciclo de estudos com vista à obtenção do grau Mestre em Ensino de Música – Violino. Assim, encontra-se dividido em duas partes: a primeira dedicada à parte pedagógica do estágio que foi realizado no Conservatório Regional de Palmela e a segunda referente ao projeto de investigação com o tema O estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumento. Na primeira parte é realizada uma reflexão profunda de toda a prática pedagógica, seja ela dentro ou fora da sala de aula. Essa reflexão ajudará o professor estagiário a desenvolver e a melhorar todas as suas competências que são muito importantes e necessárias para a profissão de docente do Ensino Especializado de Música. Ao longo deste período de estágio, foi nossa intenção evidenciar todas as competências necessárias que são comuns a todos os docentes (perfil geral de desempenho profissional dos professores), o que irá proporcionar o reconhecimento das habilitações profissionais para a prática docente. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação, que resulta de uma extensa revisão de literatura nacional e internacional. Após essa revisão de literatura, optamos por utilizar como recursos metodológicos os questionários aos encarregados de educação e aos professores do Ensino Especializado da Música. Para complementar a investigação, realizamos uma Investigação-ação que envolveu vários alunos de violino e os seus respetivos encarregados de educação. Todas estas opções metodológicas surgem com vista a responder à pergunta Podem os pais ter influência na aprendizagem de um instrumento musical?. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201734540 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24115 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Ensino especializado da música | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem musical | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Estudo acompanhado | pt_PT |
dc.title | O estudo acompanhado pelo encarregado de educação na aprendizagem do instrumento | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |