Repository logo
 
Publication

As crianças com N.E.E. e a relação escola/família

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.authorLopes, Maria Susete de Oliveira Lemos
dc.date.accessioned2016-03-08T14:09:19Z
dc.date.available2016-03-08T14:09:19Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste estudo enquadra-se numa abordagem descritiva de expectativas e experiências reais dos pais/ EE de crianças com n.e.e, relativamente à sua participação e envolvimento na escola. Com base neste problema definimos a relação individual pais/professores, tendo em vista os interesses da criança, da família e dos profissionais. A nossa experiência pedagógica fez-nos crer que para a obtenção de melhores resultados importa conhecer e interpretar a visão dos pais/ EE sobre a escola. Assim, após a investigação e conhecidas as experiências reais das famílias, pretendemos: conhecer o processo de comunicação na relação escola/ família; conhecer as expectativas que a família tem da escola; perceber se a participação e o envolvimento são compreendidos pelos pais como um fator de sucesso; aferir e aperfeiçoar, se necessário, a postura e a atitude dos professores de educação especial na relação com a família da criança com n.e.e., contribuindo para facilitar a comunicação. A metodologia utilizada foi o inquérito por questionário aos pais/ EE com perguntas fechadas e entrevistas a professores de educação especial, que nos permitiram obter informações. As entrevistas foram realizadas após, e com base nos resultados dos questionários que foram divulgados aos professores. Com este trabalho verificamos que a existência de relações positivas da escola com a família implica uma atitude assente numa dinâmica de articulação, integração e comunicação. O envolvimento parental traz novas perspetivas à escola que enriquece e diversifica as práticas pedagógicas. Os professores têm uma imagem mais positiva dos pais e adotam comportamentos favoráveis e construtivos no processo de interação e estão mais disponíveis para estabelecer a cooperação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11906
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectRelações Escola-Famíliapt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.titleAs crianças com N.E.E. e a relação escola/famíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MARIA_LOPES.pdf
Size:
1.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: