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Abstract(s)
Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva de expectativas e experiências reais dos pais/ EE de crianças com n.e.e, relativamente à sua participação e envolvimento na escola. Com base neste problema definimos a relação individual pais/professores, tendo em vista os interesses da criança, da família e dos profissionais.
A nossa experiência pedagógica fez-nos crer que para a obtenção de melhores resultados importa conhecer e interpretar a visão dos pais/ EE sobre a escola. Assim, após a investigação e conhecidas as experiências reais das famílias, pretendemos: conhecer o processo de comunicação na relação escola/ família; conhecer as expectativas que a família tem da escola; perceber se a participação e o envolvimento são compreendidos pelos pais como um fator de sucesso; aferir e aperfeiçoar, se necessário, a postura e a atitude dos professores de educação especial na relação com a família da criança com n.e.e., contribuindo para facilitar a comunicação.
A metodologia utilizada foi o inquérito por questionário aos pais/ EE com perguntas fechadas e entrevistas a professores de educação especial, que nos permitiram obter informações. As entrevistas foram realizadas após, e com base nos resultados dos questionários que foram divulgados aos professores.
Com este trabalho verificamos que a existência de relações positivas da escola com a família implica uma atitude assente numa dinâmica de articulação, integração e comunicação. O envolvimento parental traz novas perspetivas à escola que enriquece e diversifica as práticas pedagógicas. Os professores têm uma imagem mais positiva dos pais e adotam comportamentos favoráveis e construtivos no processo de interação e estão mais disponíveis para estabelecer a cooperação.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Relações Escola-Família Educação Especial
