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Estratégia de Internacionalização nas PME's - Factor Condicionante da Internacionalização: Um Modelo de Efeito Moderador do país de Origem no espaço da CPLP

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Actualmente a economia internacional tem apresentado sinais de instabilidade, principalmente nos negócios internacionais. A crise de 2008, que resultou do suprime norte – americano, tem afectado as relações comerciais em todo o globo, originando graves problemas de desenvolvimento socioeconómicos, com maior destaque para os países emergentes. Recentemente estas economias têm sofrido um revés no seu progresso devido a queda abrupta do preço do petróleo, originando graves problemas económicos. Os países ocidentais que mergulharam numa crise profunda têm, principalmente na UE, implementando estratégias de combate à crise nas mais variadas formais. As empresas nacionais de cada nação têm sentido bastantes dificuldades de sustentabilidade e crescimento, tal como de competitividade nos mercados onde estão inseridos. A existência de um leque variado de estratégias anticrise tem permitido às empresas, com destaque para as PME’S, criarem condições para o crescimento económico. Uma das estratégias muito utilizadas para o sucesso empresarial pós-crise tem sido a internacionalização empresarial. A internacionalização poderá ser considerada como uma boa solução para as empresas poderem crescer com a conquista de novos mercados, mercados esses que poderão muitas vezes estar localizados em regiões remotas de difícil acesso. As empresas utilizam cada vez mais a estratégia da internacionalização para obter a captação de mercados que estejam fora do seu circuito natural, e assim possam aceder ao desenvolvimento e crescimento. A internacionalização molda-se em várias formas e princípios de actuação, sendo os mais utilizados, as exportações, as Jointventures, as parcerias, as sociedades e as delegações. Neste estudo, sobre as possibilidades de uma entidade empresarial possa ser fixada num outro país, será focado como directriz de desenvolvimento os factores condicionantes da internacionalização no país de origem. Neste sentido, a temática de estudo a desenvolver será centrada em estratégias de avaliação e critérios relacionados com o sucesso empresarial. A motivação externa, o OLI (Ownership, Location e Internalization) e o Linkage, Leverage e Learning, fazem parte das variáveis independentes desta pesquisa. Estas três variáveis independentes servirão de base metodológica e empírica para uma abordagem categorizada baseada em pilares organizacionais de cada país, facilitando em todos os aspectos no processo e sucesso da internacionalização empresarial.

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Keywords

Economia; Internacionalização; Gestão Empresarial; Investimentos; Motivações externas; Linkage, Leverage, Learning; OLI; Intercultural.

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