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Authors
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Abstract(s)
Actualmente a economia internacional tem apresentado sinais de instabilidade,
principalmente nos negócios internacionais. A crise de 2008, que resultou do suprime
norte – americano, tem afectado as relações comerciais em todo o globo, originando
graves problemas de desenvolvimento socioeconómicos, com maior destaque para os
países emergentes. Recentemente estas economias têm sofrido um revés no seu
progresso devido a queda abrupta do preço do petróleo, originando graves problemas
económicos. Os países ocidentais que mergulharam numa crise profunda têm,
principalmente na UE, implementando estratégias de combate à crise nas mais variadas
formais. As empresas nacionais de cada nação têm sentido bastantes dificuldades de
sustentabilidade e crescimento, tal como de competitividade nos mercados onde estão
inseridos. A existência de um leque variado de estratégias anticrise tem permitido às
empresas, com destaque para as PME’S, criarem condições para o crescimento
económico. Uma das estratégias muito utilizadas para o sucesso empresarial pós-crise
tem sido a internacionalização empresarial. A internacionalização poderá ser
considerada como uma boa solução para as empresas poderem crescer com a conquista
de novos mercados, mercados esses que poderão muitas vezes estar localizados em
regiões remotas de difícil acesso.
As empresas utilizam cada vez mais a estratégia da internacionalização para
obter a captação de mercados que estejam fora do seu circuito natural, e assim possam
aceder ao desenvolvimento e crescimento. A internacionalização molda-se em várias
formas e princípios de actuação, sendo os mais utilizados, as exportações, as Jointventures,
as parcerias, as sociedades e as delegações.
Neste estudo, sobre as possibilidades de uma entidade empresarial possa ser
fixada num outro país, será focado como directriz de desenvolvimento os factores
condicionantes da internacionalização no país de origem. Neste sentido, a temática de
estudo a desenvolver será centrada em estratégias de avaliação e critérios relacionados
com o sucesso empresarial. A motivação externa, o OLI (Ownership, Location e
Internalization) e o Linkage, Leverage e Learning, fazem parte das variáveis
independentes desta pesquisa. Estas três variáveis independentes servirão de base
metodológica e empírica para uma abordagem categorizada baseada em pilares
organizacionais de cada país, facilitando em todos os aspectos no processo e sucesso da
internacionalização empresarial.
Description
Keywords
Economia; Internacionalização; Gestão Empresarial; Investimentos; Motivações externas; Linkage, Leverage, Learning; OLI; Intercultural.