| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.82 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final de Mestrado que a seguir se apresenta pretende mostrar e caracterizar o ambiente educativo, evidenciar as aprendizagens das crianças e algumas reflexões realizadas durante a prática pedagógica em Jardim de Infância (JI) no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Posteriormente, apresenta-se um trabalho de investigação induzido a partir da realização de um trabalho por projeto produzido por 5 crianças da sala roxa do JI de estágio, intitulado “Como nascem os bebés e como vão parar às barrigas das mães?”, onde se pretende saber a opinião de Pais, Mães e/ou Encarregados/as de Educação das crianças envolvidas, sobre a abordagem da Educação em Sexualidade no JI através dos seguintes objetivos: i) conhecer o seu posicionamento acerca da importância da Educação em Sexualidade no JI; ii) auscultá-los/as sobre a sua preparação para abordar a temática com o/a seu/sua filho/a e/ou educando/a; iii) saber se estes/as adultos/as conversam com o/a filho/a e/ou educando/a acerca da Sexualidade e quais os temas que abordam; e iv) perceber a quem é que atribuem a responsabilidade da abordagem da Sexualidade com as crianças.
Após a análise, maioritariamente qualitativa, dos dados recolhidos (através de questionários e entrevistas), concluímos que: os/as Pais, Mães e/ou Encarregados/as de Educação consideram importante que as crianças saibam o nome dos órgãos sexuais; quase todos/as pensam estar preparados/as para abordar a temática com as crianças; cerca de 2/3 falam com as crianças sobre diversos temas relacionados com a Sexualidade; e que a maioria concorda que tanto as famílias como a escola devam partilhar a responsabilidade da abordagem da Sexualidade com as crianças em idade pré-escolar.
Description
Keywords
Prática Pedagógica Trabalho por Projeto Educação em Sexualidade Jardim de Infância
