Publication
A escola às cores - multiculturalidade/interculturalidade e necessidades educativas especiais
| dc.contributor.author | Borges, Sandra Samúdio Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2012-06-16T09:46:41Z | |
| dc.date.available | 2012-06-16T09:46:41Z | |
| dc.date.issued | 2011-08 | |
| dc.description.abstract | Os fluxos migratórios têm sido uma marca permanente na História de Portugal. Primordialmente país de emigrantes, nos últimos anos Portugal passou a ser um destino apetecido das migrações internacionais. Para isso, muito contribuíram a nossa adesão à União Europeia, o desenvolvimento económico do país nas últimas décadas e a existência de políticas de imigração menos restritivas. A escola, neste contexto, surge como um dos primeiros locais onde as crianças estabelecem os laços afectivos, aprendem a relacionar-se um com as outras, decepcionamse e aprendem a traçar as estratégias tanto a nível emocional, afectivo, relacional e de aprendizagem que lhes permitem ultrapassar estas primeiras dificuldades. Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social tendo a nossa atenção concentrada nas crianças de origem emigrante que tantas vezes são “confundidas” com crianças com necessidades educativas especiais. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2256 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
| dc.subject | Pluralismo cultural | por |
| dc.subject | Integração escolar | por |
| dc.subject | Migração | por |
| dc.title | A escola às cores - multiculturalidade/interculturalidade e necessidades educativas especiais | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
