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Abstract(s)
Os fluxos migratórios têm sido uma marca permanente na História de Portugal.
Primordialmente país de emigrantes, nos últimos anos Portugal passou a ser um destino
apetecido das migrações internacionais. Para isso, muito contribuíram a nossa adesão à
União Europeia, o desenvolvimento económico do país nas últimas décadas e a existência
de políticas de imigração menos restritivas.
A escola, neste contexto, surge como um dos primeiros locais onde as crianças
estabelecem os laços afectivos, aprendem a relacionar-se um com as outras, decepcionamse
e aprendem a traçar as estratégias tanto a nível emocional, afectivo, relacional e de
aprendizagem que lhes permitem ultrapassar estas primeiras dificuldades.
Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores
de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir
para a existência de justiça social tendo a nossa atenção concentrada nas crianças de
origem emigrante que tantas vezes são “confundidas” com crianças com necessidades
educativas especiais.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Pluralismo cultural Integração escolar Migração
