Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A escola às cores - multiculturalidade/interculturalidade e necessidades educativas especiais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TeseSandraBorges.pdf1.38 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os fluxos migratórios têm sido uma marca permanente na História de Portugal. Primordialmente país de emigrantes, nos últimos anos Portugal passou a ser um destino apetecido das migrações internacionais. Para isso, muito contribuíram a nossa adesão à União Europeia, o desenvolvimento económico do país nas últimas décadas e a existência de políticas de imigração menos restritivas. A escola, neste contexto, surge como um dos primeiros locais onde as crianças estabelecem os laços afectivos, aprendem a relacionar-se um com as outras, decepcionamse e aprendem a traçar as estratégias tanto a nível emocional, afectivo, relacional e de aprendizagem que lhes permitem ultrapassar estas primeiras dificuldades. Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social tendo a nossa atenção concentrada nas crianças de origem emigrante que tantas vezes são “confundidas” com crianças com necessidades educativas especiais.

Description

Keywords

Necessidades educativas especiais Pluralismo cultural Integração escolar Migração

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue