Repository logo
 
Publication

A expressão plástica no desenvolvimento das crianças com trissomia 21 na perspetiva dos professores

dc.contributor.authorRibeiro, Carla Sofia Gonçalves
dc.date.accessioned2013-04-30T10:41:52Z
dc.date.available2013-04-30T10:41:52Z
dc.date.issued2013-04
dc.description.abstractPartindo da afirmação de Séneca “Toda a arte nada mais é do que a imitação da natureza", e sendo a Arte um abrangente conjunto de áreas, a Expressão Plástica, em particular, é uma das áreas que contribui para o desenvolvimento completo da personalidade do ser humano, reunindo em harmonia a atividade intelectual, a sensibilidade e a destreza. As crianças com Trissomia 21, normalmente associadas a dificuldades no desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas, necessitam de atividades mais práticas e repetitivas, para evitar a rotina, o aborrecimento e a desmotivação nas tarefas escolares. O contacto com vários materiais e atividades diversas permite uma maior liberdade e agrado à criança com Trissomia 21, ajudando-a a tornar-se plenamente adulta, autónoma, permitindo-lhe uma maior expressão da sua criatividade, dos seus sentimentos e pensamentos. De forma a enriquecer as práticas no âmbito Educação Especial, neste estudo tomámos em linha de conta o papel primordial que a Expressão Plástica pode ter na promoção do desenvolvimento das crianças, incluindo as crianças com Trissomia 21. Nesta perspetiva, consideramos pertinente a realização de dois estudos, onde se procedeu à recolha de dados relativos à experiência e opinião de professores relativamente às práticas relacionadas com a Expressão Plástica. Os dados recolhidos foram obtidos através de um questionário. Assim, o primeiro estudo foi dirigido a professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, enquanto o segundo foi dirigido a professores de diferentes grupos disciplinares do segundo ciclo do Ensino Básico. Através dos questionários aplicados, efetuámos uma análise comparativa dos resultados obtidos nos estudos realizados e, desta forma, avaliámos a importância que os professores, de ambos os ciclos, atribuem verdadeiramente à Expressão Plástica.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4011
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectExpressão plásticapor
dc.subjectSíndroma de Downpor
dc.titleA expressão plástica no desenvolvimento das crianças com trissomia 21 na perspetiva dos professorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CarlaRibeiro.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: