Publication
A expressão plástica no desenvolvimento das crianças com trissomia 21 na perspetiva dos professores
| dc.contributor.author | Ribeiro, Carla Sofia Gonçalves | |
| dc.date.accessioned | 2013-04-30T10:41:52Z | |
| dc.date.available | 2013-04-30T10:41:52Z | |
| dc.date.issued | 2013-04 | |
| dc.description.abstract | Partindo da afirmação de Séneca “Toda a arte nada mais é do que a imitação da natureza", e sendo a Arte um abrangente conjunto de áreas, a Expressão Plástica, em particular, é uma das áreas que contribui para o desenvolvimento completo da personalidade do ser humano, reunindo em harmonia a atividade intelectual, a sensibilidade e a destreza. As crianças com Trissomia 21, normalmente associadas a dificuldades no desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas, necessitam de atividades mais práticas e repetitivas, para evitar a rotina, o aborrecimento e a desmotivação nas tarefas escolares. O contacto com vários materiais e atividades diversas permite uma maior liberdade e agrado à criança com Trissomia 21, ajudando-a a tornar-se plenamente adulta, autónoma, permitindo-lhe uma maior expressão da sua criatividade, dos seus sentimentos e pensamentos. De forma a enriquecer as práticas no âmbito Educação Especial, neste estudo tomámos em linha de conta o papel primordial que a Expressão Plástica pode ter na promoção do desenvolvimento das crianças, incluindo as crianças com Trissomia 21. Nesta perspetiva, consideramos pertinente a realização de dois estudos, onde se procedeu à recolha de dados relativos à experiência e opinião de professores relativamente às práticas relacionadas com a Expressão Plástica. Os dados recolhidos foram obtidos através de um questionário. Assim, o primeiro estudo foi dirigido a professores do primeiro ciclo do Ensino Básico, enquanto o segundo foi dirigido a professores de diferentes grupos disciplinares do segundo ciclo do Ensino Básico. Através dos questionários aplicados, efetuámos uma análise comparativa dos resultados obtidos nos estudos realizados e, desta forma, avaliámos a importância que os professores, de ambos os ciclos, atribuem verdadeiramente à Expressão Plástica. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4011 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
| dc.subject | Expressão plástica | por |
| dc.subject | Síndroma de Down | por |
| dc.title | A expressão plástica no desenvolvimento das crianças com trissomia 21 na perspetiva dos professores | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
