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Análise técnico-económica de sistema de alimentação de posto de carregamento de veículos elétricos com recurso a energia fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia elétrica

dc.contributor.advisorPereirinha, Paulo José Gameiro
dc.contributor.authorCosta, Lucélio Manuel da
dc.date.accessioned2023-01-25T17:29:59Z
dc.date.available2023-01-25T17:29:59Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.date.submitted2021-08-27
dc.description.abstractO armazenamento de energia elétrica pode reduzir o consumo de energia no momento em que existe maior procura na rede elétrica e, desta forma, reduzir também o custo associado aos carregamentos rápidos de veículos elétricos (VEs). Com o armazenamento, também é possível armazenar, maioritariamente, energia proveniente de fontes renováveis ou ampliar a potência solicitada à Rede Elétrica de Serviços Público (RESP), permitindo assim, o carregamento de VEs em áreas onde existam limitações no fornecimento de potência através da RESP. Hoje em dia, existem várias tecnologias de armazenamento de energia, em diferentes estados de desenvolvimento, como as baterias, os supercondensadores, volantes de inércia, ar compri mido, etc. Neste trabalho são consideradas, em particular, baterias de iões de lítio. Para além disso, com a generalização dos VEs e o aumento da utilização de baterias, surge um cenário em que as baterias deixam de exercer com eficiência a sua função principal nos VEs, chegando ao fim da sua vida útil nestes veículos. Neste trabalho, considera-se a utilização de baterias de VEs em 2.ª vida (ou em inglês second-life battery), para armazenamento de energia numa aplicação estacionária, no sistema de alimentação de um posto de carregamento de VEs. Para que seja possível atender as necessidades desse posto de carregamento de VEs e também a gestão do sistema de armazenamento de energia, um sistema de baterias em 2.ª vida é proposto e comparado com baterias novas. Foi também proposto um sistema fotovoltaico que irá permi tir o aproveitamento da energia solar. Com o intuito de tornar este trabalho possível, fez-se uma primeira pesquisa sobre métodos de otimização, tendo-se acabado por utilizar o software HOMER Grid, que permitiu simular e analisar os diferentes sistemas do ponto de vista técnico e económico, para diferentes cenários.pt_PT
dc.identifier.tid203002806
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43362
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectArmazenamento de energiapt_PT
dc.subjectVeículos elétricospt_PT
dc.subjectPosto de carregamentopt_PT
dc.subjectHomer gridpt_PT
dc.subjectBaterias de ião de lítiopt_PT
dc.subjectSecond-life batterypt_PT
dc.subjectGestão de energiapt_PT
dc.subjectCarregamento de veículos elétricospt_PT
dc.titleAnálise técnico-económica de sistema de alimentação de posto de carregamento de veículos elétricos com recurso a energia fotovoltaica e sistema de armazenamento de energia elétricapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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