Repository logo
 
Publication

A resolução de problemas e a literatura infantil

dc.contributor.advisorMendes, Fátima
dc.contributor.authorLopes, Filipa Alvito
dc.date.accessioned2019-11-27T11:56:02Z
dc.date.available2019-11-27T11:56:02Z
dc.date.issued2019-10
dc.date.submitted2019-11
dc.description.abstractEste estudo, realizado no âmbito da Matemática, mais concretamente, na área da resolução de problemas, tem como principal objetivo compreender o contributo da Literatura Infantil no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o estudo, pretende-se caracterizar as estratégias de resolução de problemas que os alunos mais utilizam, identificar as fases de resolução de problemas, propostas por Polya, que os alunos percorrem, bem como entender a sua perceção face à associação da resolução de problemas a histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em duas secções principais. A primeira secção aborda a resolução de problemas, nomeadamente, o entendimento de tarefa e de problema. Esclarece as fases de resolução de problemas propostas por Polya e algumas das estratégias de resolução mais utilizadas por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, por último, aborda a importância da resolução de problemas na aprendizagem da matemática. A segunda secção da revisão da literatura discute o contributo das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos. O estudo realizado enquadra-se numa abordagem qualitativa, inserida numa investigação sobre a prática. No estudo, estiveram envolvidos doze alunos do terceiro ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. O estudo decorreu durante cerca de semanas. As conclusões do estudo revelam que: (I) o grupo utiliza diversas estratégias para resolver um problema, sendo que a mais utilizada é a adição repetida; (II) na maioria dos problemas, os alunos recorrem apenas às três primeiras fases de resolução propostas por Polya (compreender o problema, pensar numa estratégia de resolução e executar a estratégia); (III) os alunos percecionam que as histórias exploradas contribuíram para a sua capacidade de resolução de problemas.pt_PT
dc.description.abstractThis study, carried out in Mathematics, specifically in the area of problem solving, has as its main objective to understand the contribution of Children's Literature in the development of problem solving capacity of students of the 3rd grade. The study aims to characterize the problem solving strategies that students use the most, identify the problem solving phases proposed by Polya that students go through, as well as understand their perception regarding the association of problem solving with children’s stories. The literature review is divised into two main sections. The first section deals with problem solving, namely the understanding of task and problem. It clarifies the problem solving stages proposed by Polya and some of the most commonly used solving strategies by students in elementary school and, finally, refers to the importance of problem solving in mathematics learning. The second section of the literature review discuss to the contribution of children's stories in solving mathematical problems. The study is part of a qualitative approach, inserted in an research on the practice. In the study, twelve third year students were involved. Data collection was performed through participant observation, document collection and questionnaire surveys. The study ran for about four weeks. The conclusions of the study reveal that: (I) the class uses several strategies to solve a problem, the most used being the successive addition; (II) in most problems students use only the first three resolution phases proposed by Polya (understanding the problem, thinking of a resolution strategy and executing the strategy); (III) Students realize that the stories explored contributed to their problem-solving ability.en
dc.identifier.tid202298965
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30326
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEstratégias de resolução de problemaspt_PT
dc.subjectFases de resolução de um problemapt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectProblems solvingen
dc.subjectProblem solving strategiesen
dc.subjectProblem solving stagesen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.titleA resolução de problemas e a literatura infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
FilipaAlvito_VersãoDefinitiva.pdf
Size:
3.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: