Repository logo
 
Publication

Composição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclo

dc.contributor.advisorGodinho, José Carlos
dc.contributor.authorVitorino, Luís Miguel do Nascimento
dc.date.accessioned2014-06-16T14:35:01Z
dc.date.available2014-06-16T14:35:01Z
dc.date.issued2014-04
dc.descriptionMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopor
dc.description.abstractA composição de bandas sonoras para pequenos filmes de animação, constituiu um desafio apelativo para promover uma prática criativa, no âmbito das aulas de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico. Implementado com uma turma do sexto ano de escolaridade ao longo de onze aulas, este projeto pretendeu fomentar um conjunto significativo de aprendizagens musicais e estimular, por via do trabalho cooperativo, uma vertente mais colaborativa da criatividade dos alunos. Partindo de sessões de improvisação planeada, os alunos exploraram diferentes formas e técnicas de se expressarem musicalmente, com o objetivo de criar um produto musical que valorizasse o filme de animação. São vários os conceitos teóricos mobilizados para sustentar e enquadrar a temática presente neste trabalho. Se por um lado os conceitos de banda sonora, de sonoplastia, de improvisação e de composição musical, são desde logo indissociáveis do universo que é explorado, por outro lado, conceitos como os de criatividade e de criatividade colaborativa são centrais para a compreensão do processo criativo. A Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman constitui-se como referencial para a avaliação das composições, e são ainda convocados conceitos relacionados com a dinâmica do trabalho cooperativo e da aprendizagem entre pares, nomeadamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A investigação de caráter qualitativo, desenvolvida paralelamente, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram realizadas pelos alunos ao longo do processo de composição. O tratamento dos dados recolhidos permitiu concluir que a composição de bandas sonoras, em contexto de trabalho cooperativo, favorece um conjunto significativo de aprendizagens musicais e sociais, ainda que os produtos composicionais dos alunos estejam ligeiramente aquém do que seria expetável neste nível etário.por
dc.description.abstractThe musical composition of soundtracks for short films of animation, was an appealing challenge to promote a creative practice within the Music Education classes, from the 2nd cycle of basic education. Implemented with a class of sixthgraders during eleven classes, this project sought to foster a significant set of musical learning and encourage, through cooperative work, a more collaborative aspect of students' creativity. Starting from a planned improvisation sessions, students explored different ways and techniques to express themselves musically, with the goal of creating a musical product that valued the animated film. Several theoretical concepts are mobilized to support and frame this study. If on one hand the concepts of soundtrack, sound editing, improvisation and musical composition, are inseparable from the thematic explored in this work, on the other hand, concepts like the creativity and collaborative creativity are central to understanding the creative process. The Spiral of Musical Development by Swanwick and Tillman was established as a benchmark for the evaluation of the compositions, and still are called concepts related to the dynamics of cooperative work and peer learning, namely the concept of Zone of Proximal Development by Vygotsky. A qualitative investigation was developed in parallel, which sought to identify the musical and social learning that were performed by the students throughout the writing process. The treatment of the data collected showed that the composition of soundtracks, in the context of cooperative work, favors a significant number of musical and social learning, although the compositional products of the students are slightly below what would be expected in this age level.en
dc.identifier.tid201682095
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6489
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectBanda sonorapor
dc.subjectSonoplastiapor
dc.subjectImprovisaçãopor
dc.subjectComposição musicalpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectTrabalho cooperativopor
dc.subjectAprendizagens musicaispor
dc.subjectAprendizagens sociaispor
dc.subjectSoundtracken
dc.subjectSound designen
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectMusical compositionen
dc.subjectCreativityen
dc.subjectCooperative worken
dc.subjectMusical learningen
dc.subjectSocial learningen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleComposição de bandas sonoras para filmes de animação: aprendizagens musicais e sociais em jovens do 2º ciclopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 22
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LuisVitorino_RelatorioMestrado_abril2014.pdf
Size:
807.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo A_Entrevistas.rar
Size:
442.38 KB
Format:
Unknown data format
No Thumbnail Available
Name:
Anexo B_Analise_Dados.rar
Size:
629.05 KB
Format:
Unknown data format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Caracterizacao_Avaliacao_Composicoes.pdf
Size:
63.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Grelha_padroesresposta_indicadores.pdf
Size:
42.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: