Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.53 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final de Estágio pretende dar a conhecer o trabalho pedagógico
desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, pelo ISEIT- Viseu Instituto
Piaget de Viseu.
O relatório está dividido em duas partes, a primeira parte é constituída pela
apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu
no Conservatório de Música e Artes do Centro, sob a orientação do Professor Alexandre
Andrade do Instituto Piaget e a orientação cooperante da Professora Paula Pereira do
Conservatório de Música e Artes do Centro. A segunda parte é constituída pela apresentação
e desenvolvimento do trabalho de investigação relacionada com a disciplina de Formação
Musical, intitulado por “A Influência da (Des)Motivação no Processo de Aprendizagem na
Formação Musical: Um Estudo de Caso no Conservatório de Música e Artes do Centro”.
A investigação tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino que fomentem
a participação ativa dos diferentes tipos de aprendentes, tendo em conta as suas vivências e
expectativas de modo a que desenvolvam as suas capacidades, competências, bem como
interesses e a motivação, com o propósito de levar os alunos a sentirem-se motivados durante
todo o processo de aprendizagem.
Em suma, a motivação é fundamental para o processo de ensino aprendizagem, o
professor deve ser perspicaz para captar as necessidades de cada um, adotando novas
metodologias, inserindo recursos didáticos que façam os alunos ativar a curiosidade e levar
à melhoraria das suas competências.
Description
Keywords
Formação Musical Estratégias Motivação Aprendizagem.