Repository logo
 
Publication

Educação para os valores através da literatura

dc.contributor.advisorPereira, Luciano José
dc.contributor.authorSilva, Sara Albino
dc.date.accessioned2018-01-05T15:09:05Z
dc.date.available2018-01-05T15:09:05Z
dc.date.issued2017-12
dc.descriptionRelatório da componente de investigação da unidade curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório de investigação tem como objetivo dar a conhecer o projeto desenvolvido no decorrer da unidade curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico. Este, descreve e reflete sobre a intervenção pedagógica em contexto de uma turma de 3º. ano de escolaridade do 1º. Ciclo do Ensino Básico, assente na abordagem da educação para os valores aliada à literatura infantil, usando estratégias que pretendem envolver o aluno ativamente em todo o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada, considerada a mais adequada à natureza do projeto, posiciona-se na abordagem da investigação-ação, inserindo-se numa perspetiva de investigação qualitativa. Desta forma, o método de recolha de informação baseou-se em toda a intervenção no contexto, na observação participante, nas notas de campo, na analise documental, e nos inquéritos e entrevistas aos alunos. Através do estudo, pude concluir que a Literatura para a Infância se apresenta como um recurso bastante válido quando aliado à educação para os valores, fazendo desta forma com que os alunos tenham mais facilidade em identificaram-se com as situações das histórias e refletir acerca dos comportamentos e atitudes. Este recurso suscita ainda o interesse e motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe present investigation report aims to give knowledge about the project developed on the course unit of IV internship, of the Master in Pre-school Education and 1st cycle of Basic Education. This, describes and reflects about pedagogical intervention within the context of a 3rd year class of the 1st Cycle of Basic Education, founded on an approach of education for values allied to children’s literature, applying strategies that attempt to actively involve the students throughout the teaching-learning process. The methodology used, which is considered the most appropriate to the project’s nature, settles on the approach of investigation-action, integrating the perspective of qualitative investigation. Therefore, the method of information collection was based on the whole intervention on educational context, on participant observation, on field notes, on document analysis and on student surveys and interviews. Through this study, I concluded that Children’s Literature presents as a considerable valid resource when allied to education for values, making it easier for the students to identify with the story’s situations and reflect about their attitude and behavior. This resource also raises the student’s interest and motivation throughout the teaching-learning process.pt_PT
dc.identifier.tid201910012
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19946
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectEducação para os valorespt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectEnsino do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectChildren’s literaturept_PT
dc.subjectEducation for valuespt_PT
dc.subjectNarrativept_PT
dc.subjectEducation of 1st cycle of Basic Educationpt_PT
dc.titleEducação para os valores através da literaturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Investigação - Educação para os valores - Sara Silva - versão final.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: