Repository logo
 
Publication

Controlo emocional dos professores, no âmbito do ensino artístico especializado de música

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Helena
dc.contributor.authorCarneiro, João
dc.date.accessioned2018-08-31T09:41:33Z
dc.date.available2018-08-31T09:41:33Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.description.abstractCom o presente trabalho pretende-se constituir uma investigação sobre o controlo emocional dos professores no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música. Pesquisar sobre controlo emocional do professor é, inevitavelmente, averiguar quais as razões ou motivos que levam precisamente ao oposto, o descontrolo emocional. No âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música, muitos podem ser os fatores ou motivos que levam os professores ao desespero e, inerentemente, ao descontrolo emocional. Descobrir e analisar esses fatores é um dos principais intuitos desta investigação. A pesquisa aqui apresentada é resultado de uma recolha de dados, obtidos sob forma de questionário, dirigido a docentes do Ensino Artístico Especializado de Música. A análise dos dados aponta para a existência de descontrolo emocional nos professores, provocado, maioritariamente, por alunos frequentadores do regime articulado. Pretende-se ainda elucidar os docentes desta área para as causas mais comuns passíveis de desencadear irritabilidade e descontrolo emocional perante os alunos, da mesma forma que tentará oferecer soluções para evitar a recorrência dos mencionados episódios. A escolha do tema Controlo emocional dos professores, no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música foi motivada por uma breve pesquisa sobre a temática no âmbito da Unidade Curricular Formação de Professores de Música, aliada ao facto de, através de conversas e observações exploratórias sobre o tema, concluir que, para além de ser uma temática inovadora, a mesma está seriamente presente na vida dos professores que lecionam esta vertente de ensino. Por outro lado, são também fatores de motivação elementos de ordem prática, uma vez que o Ensino Artístico Especializado de Música é a minha área de prática docente onde já experienciei situações que se relacionam com a temática apresentada. A estrutura do trabalho divide-se em duas partes distintas. A primeira retrata uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina. O Controlo emocional dos professores no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música é o projeto de investigação presente na segunda parte.pt_PT
dc.identifier.tid201971119pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23997
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino artístico especilaizado de músicapt_PT
dc.subjectControlo emocionalpt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectBournoutpt_PT
dc.subjectIntelência emocionalpt_PT
dc.subjectDocência e afetividadept_PT
dc.titleControlo emocional dos professores, no âmbito do ensino artístico especializado de músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
João Carneiro - ISEIT.pdf
Size:
3.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: