Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-04"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Supervisão pedagógica na motivação dos alunos na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da universidade Jean Piaget de AngolaPublication . Afonso, Rosa; Dores, Maria AugustaMuito se tem falado sobre o número elevado de alunos que frequentam as aulas teóricas e práticas de fisioterapia, a preocupação relevante está na desmotivação de alunos, com enfoque principal em algumas disciplinas do curso. Pretendemos com este estudo utilizar a supervisão pedagógica na motivação dos alunos do 2º ano na disciplina de meios físicos e terapêuticos no curso de fisioterapia da Universidade Jean Piaget de Angola. Para tal realizou-se um estudo do tipo qualitativo, onde foram envolvidos 123 alunos e 3 professores. O objetivo do nosso estudo foi encontrar estratégias e actividades que tragam maior motivação aos alunos do 2º ano do curso de fisioterapia para as aulas teóricas e práticas na disciplina de “Meios Físicos e Terapêuticos” e com elas, construir e implementar um plano de ação. A nossa questão de partida foi: Como motivar alunos para esta disciplina, tendo como base a supervisão? Surgiram então outras questões operacionais:. Que dificuldades encontram professores e alunos perante a disciplina? Que melhorias podem ser implementadas? Que atividades podem desenvolver que conduzam à motivação dos alunos? Utilizámos como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista. Tivemos como instrumentos de recolha de dados dois guiões de entrevistas, um para os professores e outro para os alunos e ainda grelhas de análise. Com os dados recolhidos construímos um plano de ação e começámos a sua implementação, usando o trabalho colaborativo e a monitorização, num processo de supervisão. Todos os alunos tiveram papel ativo e interessado neste processo. Deixamos como recomendação a continuação e avaliação deste plano, tendo como horizonte a melhoria da qualidade e motivação nesta disciplina.
- Dimensionamento do sistema solar térmico e sistema solar fotovoltaico para instituição de serviçosPublication . Lima, Luís Miguel Bastos Santos; Rodrigues, António Mário Velindro dos SantosQualquer setor ou atividade pode e deve reforçar as suas políticas de eficiência energética como uma forma eficaz para a redução dos consumos de energia. Desta forma atinge-se uma real e eficaz diminuição dos gases com efeito de estufa. Preservar-se assim o meio ambiente presente e futuro e a otimizar-se os sistemas recorrendo a geradores de energia mais económicos com benefícios diretos, não existindo assim uma necessidade de funcionamento independentemente dos diferentes sectores ou atividades. A energia Solar disponível, além de ser uma fonte de energia não poluente pode ainda assim garantir uma produção quer de energia térmica quer de energia elétrica fotovoltaica. Recorrendo assim a uma origem cem por cento natural. Neste contexto realça-se a mais valia quer para o meio ambiente quer ainda para a redução de custos fixos e diretos no funcionamento da atividade ou exploração da instituição ou empresa. O uso racional de energias de sistemas adequados em instalações, (que proporcionem níveis adequados de uso racional ajustados às tarefas realizadas de energia quer elétrica quer de energia térmica) permitirá uma maior redução de desperdícios e garantirá ainda uma maior segurança aos utilizadores evitando-se desperdícios e até falhas. Uma correta análise das necessidades e dos picos de utilização, permitem uma otimização face ao numero de utilizadores e necessidades diárias. Podendo-se assim garantir um correto funcionamento dos sistemas. Por outro lado, permite garantir uma grande durabilidade e fiabilidade. Associados à facilidade de controlo e monotorização. As diferentes atualizações ou adaptações a novos materiais ou tecnologias são uma constante na evolução dos atuais mercados. Neste contexto, o principal objetivo deste estudo é o dimensionamento a seleção de equipamentos para a produção de energia solar térmica e elétrica através de um sistema solar fotovoltaico de acordo com as especificidades e necessidades da instalação. Este estudo permite ainda recorrer a programas de cálculo, de análise e de simulação com suportes otimização de consumos. Tem por base os dados históricos de radiação solar e de temperaturas da zona e local onde se realiza o projeto para uma implementação real.
- Monitorização das rejeições de águas residuais para as águas costeiras e estuários dos rios Mondego e Vouga : influência no processo de licenciamento das utilizações dos recursos hídricos do litoralPublication . Rebelo, Adriana Martins; Sousa, Joaquim José de OliveiraO presente relatório descreve o Estágio Curricular realizado na instituição pública Agência Portuguesa do Ambiente (APA) I.P./ Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC), na Divisão de Recursos Hídricos do Litoral (DRHL) em Coimbra, no âmbito do estágio do Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Construção Urbana, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Teve como principais objetivos identificar e caracterizar a evolução das rejeições de águas residuais para as águas costeiras e estuários do rio Mondego e Vouga, tendo sido feito em simultâneo o acompanhamento do licenciamento das rejeições para os recursos hídricos nos estuários do rio Vouga e Mondego e nas águas costeiras, bem como o apoio na aferição das medições para a cobrança da Taxa de Recursos Hídricos. Numa parte final do estágio, foi feito, ainda, um estudo de mercado para averiguar os custos existentes para alimentação artificial de uma praia. Em anexo a este relatório encontram-se alguns exemplos de diferentes licenciamentos das rejeições de águas residuais efetuados durante o estágio.
- Controlo emocional dos professores, no âmbito do ensino artístico especializado de músicaPublication . Carneiro, João; Carvalho, HelenaCom o presente trabalho pretende-se constituir uma investigação sobre o controlo emocional dos professores no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música. Pesquisar sobre controlo emocional do professor é, inevitavelmente, averiguar quais as razões ou motivos que levam precisamente ao oposto, o descontrolo emocional. No âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música, muitos podem ser os fatores ou motivos que levam os professores ao desespero e, inerentemente, ao descontrolo emocional. Descobrir e analisar esses fatores é um dos principais intuitos desta investigação. A pesquisa aqui apresentada é resultado de uma recolha de dados, obtidos sob forma de questionário, dirigido a docentes do Ensino Artístico Especializado de Música. A análise dos dados aponta para a existência de descontrolo emocional nos professores, provocado, maioritariamente, por alunos frequentadores do regime articulado. Pretende-se ainda elucidar os docentes desta área para as causas mais comuns passíveis de desencadear irritabilidade e descontrolo emocional perante os alunos, da mesma forma que tentará oferecer soluções para evitar a recorrência dos mencionados episódios. A escolha do tema Controlo emocional dos professores, no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música foi motivada por uma breve pesquisa sobre a temática no âmbito da Unidade Curricular Formação de Professores de Música, aliada ao facto de, através de conversas e observações exploratórias sobre o tema, concluir que, para além de ser uma temática inovadora, a mesma está seriamente presente na vida dos professores que lecionam esta vertente de ensino. Por outro lado, são também fatores de motivação elementos de ordem prática, uma vez que o Ensino Artístico Especializado de Música é a minha área de prática docente onde já experienciei situações que se relacionam com a temática apresentada. A estrutura do trabalho divide-se em duas partes distintas. A primeira retrata uma reflexão sobre a prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina. O Controlo emocional dos professores no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Música é o projeto de investigação presente na segunda parte.
- A Supervisão pedagógica na auto formação dos professores do ensino primário em Angola:Publication . Lourenço, Victorina; Dores, Maria AugustaO presente trabalho tem como tema a supervisão pedagógica na autoformação dos professores numa escola do ensino primário em Angola. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa. O objetivo deste trabalho foi construir uma estrutura de plano de autoformação a implementar, partindo da realidade da escola, da perceção de professores, direção da escola, encarregados de educação e alunos sobre as áreas de formação que a escola necessita e da disponibilidade real de formadores dentro da própria escola. As questões que orientaram o nosso estudo estiveram diretamente ligadas à suficiente/insuficiente formação a que os professores têm acesso e a sua ligação às necessidades que sentem. Como técnica de recolha de dados foi utilizada a entrevista. Os instrumentos construídos foram o Guião de entrevista e a Grelha de análise das entrevistas. Os dados recolhidos permitiram-nos constatar a insuficiência da formação para as necessidades da escola e identificar temas concretos a tratar e respetivos formadores que nos permitiram construir uma estrutura de plano de auto formação a implementar na escola.
- Analysis of the $Wtb$ vertex from the measurement of triple-differential angular decay rates of single top quarks produced in the $t$-channel at $\sqrt{s}$ = 8 TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2871 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe electroweak production and subsequent decay of single top quarks in the t-channel is determined by the properties of the Wtb vertex, which can be described by the complex parameters of an effective Lagrangian. An analysis of a triple-differential decay rate in t-channel production is used to simultaneously determine five generalised helicity fractions and phases, as well as the polarisation of the produced top quark. The complex parameters are then constrained. This analysis is based on 20.2 fb$^{−1}$ of proton-proton collision data at a centre-of-mass energy of 8 TeV collected with the ATLAS detector at the LHC. The fraction of decays containing transversely polarised W bosons is measured to be f$_{1}$ = 0.30 ± 0.05. The phase between amplitudes for transversely and longitudinally polarised W bosons recoiling against left-handed b-quarks is measured to be δ$_{−}$ = 0.002π$_{+ 0.017π}^{+ 0.016}^{π}$ , giving no indication of CP violation. The fractions of longitudinal or transverse W bosons accompanied by right-handed b-quarks are also constrained. Based on these measurements, limits are placed at 95% CL on the ratio of the complex coupling parameters Re [g$_{R}$/V$_{L}$ ∈ [−0.12, 0.17] and Im [g$_{R}$/V$_{L}$ ∈ [−0.07, 0.06]. Constraints are also placed on the ratios |V$_{R}$/V$_{L}$| and |g$_{L}$/V$_{L}$|. In addition, the polarisation of single top quarks in the t-channel is constrained to be P > 0.72 (95% CL). None of the above measurements make assumptions about the value of any of the other parameters or couplings and all of them are in agreement with the Standard Model.
- Design na mobilidade urbana: novos serviços na micro geração energéticaPublication . Oliveira, Luís Filipe Lopes da Cruz Maia de; José CamachoA cada passo somos surpreendidos com uma nova tecnologia confrontando paradigmas e relações anteriormente tidas como obvias. Assim como a mobilidade e suas inovações constantes. Entre nós tem surgido algumas indicações que a energia é um campo de trabalho essencial para a sustentabilidade da vida na terra bem como na proteção do meio ambiente, social e cultural. Pretendemos acrescentar algumas ideias passíveis de valorizar processos, métodos e transmitir valor ao comum do cidadão que vive num mundo pleno de experiências e desafios quer locais quer globais. Validando a pertinência de diversas tecnologias cruzando-as com métodos de design. Criar para a pessoa singular e coletiva fomentando a produção, consumo e mobilidade da energia sustentável nas cidades. Atingir níveis de cidade carbono neutra é um objetivo a alcançar.